Esportes Titulo Copinha
Em final inédita, Corinthians pega Flamengo em busca de seu 10º título da Copa SP
25/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Corinthians e Flamengo vão decidir a Copa São Paulo de Futebol Júnior, primeiro título importante na temporada de 2016, nesta segunda-feira, dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo. A decisão começa às 10 horas, com transmissão ao vivo pela TV Globo e pelos canais fechados SporTV e ESPN Brasil. E os dois clubes de maior torcida do Brasil irão se encarar pela primeira vez na final deste torneio, que viveu a sua 47ª edição e reuniu o número recorde de 112 participantes.

Maior vencedor da história da competição mais tradicional da categoria, realizada com garotos que têm entre 16 e 20 anos, o time paulista tenta levantar a taça da Copa São Paulo pela décima vez. Atual campeão, se levar o título o Corinthians tem a chance também de ser bicampeão de forma consecutiva pela terceira vez.

Isso já aconteceu nas duas primeiras edições, em 1969 e 1970, depois em 2004 e 2005. As outras cinco conquistas aconteceram nas edições de 1995, 1999, 2009, 2012 e 2015. O Flamengo, que também tem tradição na formação de base, busca o tricampeonato, porque foi campeão em 1990 e depois em 2011.

ÚNICO 100% - O Corinthians é o único time com 100% de aproveitamento na Copinha. Na primeira fase, superou Bragantino-SP, Botafogo-PB e Inter de Limeira-SP. Na fase de mata-mata, derrotou Paysandu-PA, Guarani-SP, Internacional-RS e Ituano-SP. Nas semifinais, não teve uma boa atuação, mas virou o placar em cima do Cruzeiro.

São oito vitórias, com 28 gols marcados e cinco sofridos. O artilheiro do time é Maycon, com seis gols. Curiosamente, ele é volante. Mas outros destaques são o meia Gabriel Vasconcelos e o atacante Gustavo Tocantins, que anotaram quatro gols cada.

"Enfrentamos um adversário qualificado e sentimos um pouco a pressão da estreia diante de nossa torcida, na arena" justificou o técnico Osmar Loss, que foi chamado de pé quente por ter colocado durante o jogo Claudinho e Pedrinho, que marcaram os gols da virada sobre os mineiros. "Não foi nada combinado. Tudo estava planejado", justifica o técnico, que elogia a importância da competição. "Estamos concentrados no CT profissional e lotamos o Itaquerão", concluiu.

INVICTO - O Flamengo ainda está invicto, mas não com 100% de aproveitamento. Na primeira fase venceu Red Bull Brasil-SP, Palmeira de Goianinha-RN e União Mogi-SP. No mata-mata, passou por Brasília-DF, Red Bull Brasil, Bahia-BA nos pênaltis, após empate, por 2 a 2, e ganhou do São Paulo, por 2 a 0, antes de superar o América Mineiro, por 2 a 1, de virada, na semifinal.

O ataque carioca marcou 20 gols e a defesa levou seis gols. Seu principal goleador é Felipe Vizeu, com sete gols, um a menos de Geovane Itinga, do Bahia, que lidera a artilharia com oito gols. Entre os flamenguistas destaque também para o atacante Lucas Paquetá, que já fez quatro gols, e para o meio-campo Trindade, que marcou um dos gols nas semifinais.

O técnico Zé Ricardo comanda o Flamengo desde o ano passado e o clube aponta que ele poderá ter uma carreira promissora. A exemplo de Osmar Loss, campeão ano passado com o Corinthians, em cima do Botafogo de Ribeirão Preto, e que disputa seu terceira decisão consecutiva. Em 2014, perdeu para o Santos.

CASA CHEIA - Quem vai ser o destaque na decisão é algo impossível de prever, mas o que é certo é a festa da torcida corintiana. No sábado, mais de 22 mil ingressos tinham sido vendidos pela internet e a expectativa é por mais de 30 mil torcedores no Pacaembu.

Desde a primeira fase, o time paulista mandou seus jogos no Limeirão, me Limeira, saindo somente na semifinal para disputar a semifinal no Itaquerão. O Flamengo começou a disputa no estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes, todo reformado para esta temporada, com investimento de R$ 71 milhões.

Lá, porém, foi palco do fato mais negativo da competição, quando torcedores do São Paulo entraram em choque com policiais locais. Os cariocas ainda atuaram no estádio Nicolau Alayon, na capital, contra o Bahia, e eliminaram o São Paulo e o América Mineiro na Arena Barueri.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;