Palavra do Leitor Titulo
Todos podem ser vendedores?

Embora nem todos sigam esta profissão, o fato é que vender é uma...

Dgabc
23/01/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Embora nem todos sigam esta profissão, o fato é que vender é uma habilidade presente em todos nós. Afinal, pelo menos nossa imagem está em jogo o tempo todo, seja em uma entrevista de emprego, ao fazer amigos ou com o chefe e colegas. Apesar de não nos darmos conta, a venda é como a vida: em ambas, há pressão, metas, objetivos, dificuldades e muitas conquistas - tudo isso está o tempo todo em nossa frente, e quem não sabe como lidar com essas situações ‘fica vendido'. É preciso ter flexibilidades, garra, criatividade, persistência, técnica, comunicação e negociação.

A constatação acima se faz importante, principalmente para o profissional de vendas, que exerce essa função sem ser graduado em curso superior. Por este motivo, o fato é que, absolutamente, qualquer um pode decidir trabalhar no ramo. O ‘X' da questão, porém, é o resultado que cada um será capaz de obter, sendo que o sucesso só será alcançado com a adoção de técnicas, como preparação, planejamento e estratégia. Apenas os que puserem essas teorias em prática serão diferenciados no concorrido mundo de produtos e serviços!

Se qualquer um pode vender, os que já adotam essa prática como profissão podem se aperfeiçoar. E é aqui que voltamos a falar da bagagem necessária para ingressar ou sobreviver nesse mercado. Nos dias atuais, bom discurso e boa aparência já não são mais suficientes para convencer o comprador. É impossível sugerir algo que não conhecemos, aprovamos ou, até, pensamos em comprar, assim como é impossível oferecer algo a um ‘desconhecido'. Ou seja, é imprescindível que o vendedor saiba tudo a respeito do produto ou serviço e também do cliente com quem está negociando.

Os diferenciados têm domínio técnico, argumentação variada e fazem sempre as perguntas mais assertivas para, primeiro, compreender o que o cliente pretende comprar e, só depois, fazer a oferta de algo que poderá agradá-lo. Esse profissional é capaz de atrair os mais diversos compradores, independentemente do cargo, porte, ramo ou poder aquisitivo. ‘Tudo que é produto de negociação é negociável', já dizia Herb Cohen, um dos melhores negociadores do mundo.

Pense nesta frase, caro vendedor, invista em sua capacidade e faça de 2013 um ano cheio de negócios fechados.

Marcelo Ortega é vendedor, treinador, consultor, palestrante internacional e escritor.

PALAVRA DO LEITOR

Desiguais

Fila do serviço médico da rede municipal de São Paulo tem 661 mil pedidos, conforme pesquisa. Na verdade, é o clamor de 661 mil pessoas, que não estão pedindo favor a ninguém, e sim requerendo seus direitos, pois, pelo que sabemos, a Constituição Federal nos dá direito à Saúde, além dos tantos impostos que pagamos. Mas, infelizmente, o que assistimos a cada mês, semanas, e mesmo dias, são aqueles que comandam o País viajando o mundo todo, vestindo roupas importadas, ou seja, vivendo no luxo. Tenho por certo de que são todos lixos e a escória da sociedade, e que se não mudarem suas atitudes, vão com certeza todos arder no fogo do inferno.

Rosângela Caris, Mauá

Tarifas

Nos últimos dias, as empresas de ônibus no Grande ABC reajustaram as tarifas. Houve manifestações contrárias e pancadaria em algumas cidades. Percebi silêncio dos líderes sindicais da CUT, Força Sindical e OAB, pois em seus discursos, sempre dizem estar ao lado da sociedade, porém a prática é outra. Nas demais cidades do Estado de São Paulo, os presidentes da OAB nem se manifestam, e os prefeitos eleitos e reeleitos dizem que foi acordo regional. Acordo? Com quem? Para que serve o Consórcio Intermunicipal?Além de gerar gastos, virou cabide de emprego para correligionários, pois parte da equipe é comissionada. E os usuários terão de sofrer mais esse desmando da política regional e continuar com as péssimas condições de transporte público. E se preparem, os aumentos na CPTM e Metrô estão chegando. O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC virou o Clube do Bolinha.

Ailton Gomes, Ribeirão Pires

Tremores

Em relação à reportagem ‘Juiz considera laudo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) sobre Paço de Santo André inconclusivo' (Setecidades, dia 16), esclarecemos que o trabalho foi feito pelo IPT em caráter emergencial priorizando a segurança e integridade das pessoas que trabalham e circulam diariamente no local. Por isso, as investigações abrangeram, de imediato, os níveis de vibrações ocorridos anteriormente no edifício e a verificação expedita das condições estruturais na ocasião. O monitoramento das vibrações do prédio comprovou que os eventos registrados não alcançaram patamares indicativos de anormalidade, enquanto que a avaliação das condições estruturais vigentes no edifício ficou restrita a inspeções, levantamento de histórico e avaliação de documentação técnica. O IPT sugeriu a realização de investigação mais aprofundada em fase subsequente, providência que já foi tomada pela Prefeitura de Santo André e que está sendo ajustada entre este instituto e a Prefeitura.

Instituto de Pesquisas Tecnológicas

Internação

Será eficaz a internação compulsória de dependentes químicos? Será o início da redenção desses doentes? Acredito que só o tempo poderá responder, haja vista opiniões contrárias de vários especialistas. Mas, pelo menos, algo está sendo tentado, ao contrário de muitos, que parecem ‘viver' da desgraça humana e só sabem criticar. Vemos a tragédia crescer, apesar da atuação desses salvadores, pretensos donos da verdade, por anos a fio. Boa sorte a todos envolvidos.

Luiz Nusbaum, Capital

Prêmio

Lula escolhido o corrupto do ano? Nada mais merecido! Afinal de contas, nunca antes neste País existiu Mensalão e com tantos atores; nunca antes neste País um presidente sofreu de surdez crônica e se achou acima de tudo e de todos; nunca antes neste País o PT teve tanto dinheiro à disposição para se lambuzar de poder e corrupção. Que esse prêmio sirva para que mostre que é honesto, principalmente sendo político, classe sem moral alguma neste nosso querido e amado Brasil.

Antônio José G.Marques, Capital 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;