Memória Titulo Memória
Vila Barcelona sem parar

Ontem Memória focalizou um anúncio primeiro do loteamento Nova Petrópolis...

Ademir Medici
15/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Ontem Memória focalizou um anúncio primeiro do loteamento Nova Petrópolis, de São Bernardo; hoje, da mesma fonte, o jornal O Estado de S.Paulo, publicamos anúncio de vendas de lotes iniciais de Vila Barcelona, em São Caetano. Ambos de 1925 – ou seja: de 90 anos atrás. Os dois loteamentos transformaram-se nos bairros modernos que são hoje. Qual se desenvolveu primeiro?

A parada de Nova Petrópolis

Vila Barcelona, sem dúvida, cresceu antes, por duas razões principais:

1ª) Nova Petrópolis situava-se em ponto central mas isolado da Vila de São Bernardo, cujas fronteiras ao fundo eram os morros então vazios da linha cujo marco é o ponto culminante do Grande ABC, o Pico do Bonilha. Não havia estradas de penetração além-morros, com exceção da Estrada dos Vianas, hoje Rua dos Vianas, de interligação com a zona rural de Santo André.

2ª) Cinco anos após o anúncio, por volta de 1930, o loteamento Nova Petrópolis trocou de mãos, passando dos proprietários Pujol para os Simonsen. Estes observaram que não era ainda momento de investir no loteamento, congelando as vendas por pelo menos dez anos.

A influência da Avenida Goiás

Já Vila Barcelona teve um crescimento sem interrupções, embalado também por duas razões principais:

1ª) A vinda da poderosa General Motors do Brasil, alavancando a economia do então distrito de São Caetano, fato que prosseguiria com a criação do município de São Caetano “do Sul” e que prossegue até os dias presentes, com crise econômica ou não, com transformação da economia ou não, com a desindustrialização dos grandes centros ou não.

2ª) Vila Barcelona foi localizada em área não isolada, junto à Avenida Presidente Wilson, depois Rua Goiás e hoje Avenida Goiás, na nova interligação entre São Paulo, São Caetano e Santo André. Torna-se ponto de passagem. Tanto que, imediatamente, Vila Barcelona passou a fazer parte do noticiário pelos primeiros acidentes automobilísticos verificados na Avenida Goiás tão logo a via ganhou asfalto, em 1925, na primeira obra do gênero verificada em todo o Grande ABC.

Expansão urbana

A Avenida Wilson ou Presidente Wilson, depois Goiás, havia sido aberta há menos de dez anos. A General Motors chegara. Os primeiros loteamentos estavam sendo criados. Até então, o trânsito rodoviário entre Santo André e São Paulo, via São Caetano, seguia pelas ruas Catequese e Boa Vista. Expandia-se o futuro ABC, então município de São Bernardo.

AMANHÃ

Os primeiros acidentes na nova interligação São Caetano a Santo André

Vila Palmares e a festa da padroeira

Hoje, a festa de Nossa Senhora das Dores. Às 19h30, celebração na Vila Palmares, em Santo André, presidida por dom Nelson Westrupp.

Endereço da paróquia: Rua Mamede Rocha, 318, Vila Palmares.

A devoção à Nossa Senhora das Dores, ou ‘Madonna Addolorata’, em italiano, é muito antiga. Evoca o sofrimento de Maria quando do flagelo e morte do seu filho Jesus.

Em 15 de setembro de...

1915 – A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Phocéa em chamas; os turcos retiram-se para o interior; a iminência da tomada de Dardanelos.’

Nota – Dardanelos, estreito no Noroeste da Turquia que separa a Europa da Ásia.

1920 – Entra em funcionamento o posto fiscal de Capuava, na futura estação da São Paulo Railway, esta inaugurada em 5 de março de 1937.

1930 – A agência do correio de Santo André passa a atender das 8h às 18h (dias úteis) e das 8h às 12h (domingos e feriados). Nome do agente: Heitor Furquim.

1935 – Inauguração da Escola Profissional Júlio de Mesquita, em Santo André.

Diário há 30 anos

Domingo, 15 de setembro de 1985 – ano 28, nº 5930

Manchete – Tarifas telefônicas terão impulso intermediário

Domingo em São Bernardo – A história da igreja de Rudge Ramos.

Domingo em Mauá – Padre Amador Leardini, nascido em Pilar

Domingo em Ribeirão Pires – José Dotta, mineração e preparação de grafite.

Hoje

- Dia da Musicoterapia e do Musicoterapeuta

- Dia do Cliente

Município Paulista

- Hoje é o aniversário de Avaré, General Salgado, Guará, Euclides da Cunha e Limeira.

- Também é feriado da padroeira, Nossa Senhora das Dores, em Artur Nogueira, Brotas, José Bonifácio, Lençóis Paulista, Miracatu e Várzea Paulista.

Santos do Dia

- Na foto, Santo Antonio Maria Schwartz (Áustria – 1852-1929). Em 1888 criou o Artesanato cristão, um jornal para os artesãos e operários, que escreveu durante um longo tempo sozinho. Também buscou e conseguiu os meios para construir a primeira igreja para os operários de Viena. Foi nessa igreja que, para melhor assisti-los, fundou a Congregação dos Pios Operários, adotando a regra de São José de Calasanz, ainda hoje florescente.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Nossa Senhora das Dores

- Catarina de Gênova

- Nicomedes 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;