Cultura & Lazer Titulo HQ
Homenagem na internet

Ilustrador de Santo André faz versão em HQ de Feira da Fruta

Luis Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
21/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O estilo bonachão do seriado Batman, da década de 1960, fez com que a atração tenha fãs até hoje. Longe do jeito sério do protagonista, o programa seguia por linha completamente oposta, sendo que o humor talvez seja sua principal marca. Uma gravação de 1981 que transformou o áudio original de um episódio por meio de escrachada dublagem - e que hoje já se tornou um clássico vídeo da internet - apenas consolidou a popularidade da série.

A aventura do Homem-Morcego com alta dose de palavrões e xingamentos ganhou sobrevida nas redes sociais. Uma versão em quadrinhos do capítulo conhecido como Feira da Fruta tem movimentado página especial no Facebook (www.facebook.com/FeiraDaFrutaEmQuadrinhos), que tem, a cada semana, trecho ilustrado por um artista diferente. A edição mais recente foi realizada por Marcelo Costa (um dos autores da HQ Oeste Vermelho), de Santo André, fã confesso da bizarra versão.

"Acho muito engraçado. Também acompanhava a página no Facebook e pirava nos desenhos. Resolvi entrar em contato com o Eduardo (Ferigato, responsável pelo projeto independente), sem pretensão alguma. Foi algo meio de ‘entrão' mesmo, pois queria ilustrar a dublagem. Ele curtiu e separou a parte que eu tinha de fazer. Depois foi só alegria", revelou o desenhista.

Marcelo emprestou seus traços para apenas 25 segundos do filme, representando o momento no qual o vilão Coringa e seus capangas flagram grupo de jogadores de basquete com documento comprometedor sobre a vida sexual da dupla dinâmica. "Printei todos os segundos do vídeo para ter uma ideia do que poderia fazer. Busco o conceito da narrativa e da identidade visual. Não poderia ser algo meio passo a passo. É preciso ter uma visão maior daquele momento para fazer mais do que uma simples ilustração da cena", explicou.

Pronto há mais de um mês, o trabalho, feito em lápis e nanquim, demorou quatro dias para ser finalizado. "Isso porque fiquei ‘namorando' com a página. Quis dar um pouco mais de capricho. Foi um dos desenhos mais divertidos que fiz na minha carreira", afirmou Marcelo. "Trata-se de uma grande responsabilidade de dar continuidade a um projeto coletivo. Não é uma coisa somente pessoal e sua contribuição tem de ter importância no meio de tanta gente boa", analisou, ressaltando os desenhos de nomes como Marcelo Braga e Roger Cruz.

Atualmente, cerca de 6.470 pessoas curtem a página do Facebook para receber as atualizações. Entre as próximas adaptações de Feira da Fruta estará trecho ilustrado pelo irmão gêmeo de Marcelo, Magno. Desta vez, poderemos nos divertir com a versão em HQ da aguardada briga entre o Coringa (o Joker) e Batiman, ou melhor, Batima.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;