Memória Titulo Coluna
Notícias natalinas centenárias

A bênção do papa Benedito XV. A generosidade do trono italiano. Colônias sul-americanas em Paris. A festa do Automóvel Clube.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
26/12/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


Disse o papa Benedicto XV: “A guerra não terá passado se os homens ainda continuarem a lutar. Os prejuízos morais da guerra são maiores que os materiais”.

Despacho da UP (United Press): “Por ocasião do Natal (de 1920), o rei Victor Manuel e as rainhas Helena e Margarida fizeram importantes donativos às crianças pobres e aos mutilados de guerra”.

A edição francesa do New York Herald publicava número especial no Dia de Natal, no qual consagrava um suplemento de quatro páginas às colônias sul-americanas residentes em Paris.

De uma crônica publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, assinada simplesmente por ‘P’:

Sexta-feira à noite, no Automóvel Clube, noite de baile, do grandioso baile de Natal, que é talvez o nosso maior sucesso mundano.

Todo o São Paulo fino e elegante está aqui, e aqui se veem, nestes salões de tanto luxo e bom gosto, as mais lindas ‘toilettes’ da cidade, as joias de mais preço, criaturas cheias de sedução e encanto.

Dança-se com animação em dois salões, conversa-se por todos os cantos, e quem não conversa nem dança, olha apenas – dá aos olhos e à alma o sumo prazer da contemplação...

A orquestra recomeça agora um ‘fox-trot’ da moda, que num minuto atrai ao meio do salão 20 ou 30 pares...

Showman

Texto: Milton Parron

O programa Memória deste fim de semana focalizará um artista completo. Ele é cantor, compositor, apresentador de TV, humorista, ator e no passado foi até contrarregra. E o mais incrível nessa longa lista de atividades profissionais é que ele desenvolve cada uma delas com uma qualidade bem acima da média geral. 

De colador de cartazes de filmes da semana no cinema de sua cidade, Ituiutaba, em Minas Gerais, enfrentando 1.000 adversidades pelo caminho, ele se tornou um dos artistas mais conhecidos e mais reverenciados pelo público brasileiro, de Norte a Sul. 

Aos 84 anos, ele continua batalhando, contratos para shows não lhe faltam e onde se apresenta é certeza de casa cheia.

Em 1959, com o maluco pseudônimo de Billy Fontana, gravou seu primeiro disco, que trazia em uma das faces ‘Baby Rock’. Não deu certo e, então, assumiu também artisticamente o seu nome civil.</CW> 

Senhoras e senhoras, no programa Memória desta e da próxima semana, o showman Moacyr Franco! 

Em pauta – Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Bate-Papo com Moacyr Franco (primeira parte). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 22h (ou após o futebol), com reprise amanhã às 7h e durante madrugadas da semana.

Diário há meio século

Sexta-feira, 25 de dezembro de 1970 – ano 13, edição 1419

Mensagem – 1 – Vamos começar o ano novo na direção certa. Indústrias Gemmer do Brasil. Mecanismos de direção. Avenida Rotary, 825, São Bernardo.

Mensagem – 2 – Entre as palavras e a sinceridade existem grandes barreiras, mas não há de ser nada. Paz e felicidade são os desejos sinceros aos nossos clientes, bancos, colaboradores e funcionários neste Natal. Nordon – Indústrias Metalúrgicas. Avenida Industrial, 300, Santo André.

Nota – Não adianta passar nos endereços das mensagens. A desindustrialização experimentada pelo Grande ABC atingiu também as duas indústrias citadas. No lugar original da Gemmer, um centro de serviços; no da Nordon, instalações vazias à espera de algo melhor...

Em 26 de dezembro de...

1915 – Tiro de Guerra de Santo André, denominado São Bernardo (número 34), participa de prova de tiro em São Paulo, denominada 8ª Prova General Caetano de Faria. Disputa com o Tiro de Santos.

1920 - João Evangelista de Paiva Azevedo estava de mudança para Santo André. Aqui faria história como escrivão de paz.

1955 – Acervo Estado registra a reunião em que o Rotary Santo André celebrava seu sexto aniversário, em encontro realizado no Restaurante Anchieta, à Rua Coronel Fernando Prestes, 44.</CW>

Fundação: 11 de dezembro de 1949

Presidentes: João Evangelista de Paiva Azevedo, Jorge Beretta, Victor Mayerá Junior, Vicente Martins Júnior e Fábio Kowarick.

Presidente em 1955: Alcides Beck Beccardi, que lembrava: coube ao Rotary Clube de Santo André doar à cidade os únicos sinais semafóricos existentes no município à época.

Outras iniciativas dos rotarianos andreenses: constituir e instalar a Casa da Esperança; organizar a CTBC (Companhia Telefônica da Borda do Campo).

O conferencista daquela noite foi Samuel Leão de Moura, que focalizou a história da Casa da Esperança de Santos.

Nota – Trata-se de uma bela reportagem, provavelmente integrante dos anais do Rotary andreense.

Santo do dia

- ESTÊVÃO. Um dos sete ministros da caridade escolhidos pelos apóstolos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;