Setecidades Titulo Aniversário
Rio Grande faz 50 anos com investimentos na Saúde

Cidade ganhará UPA no Centro até o início de 2015 e reforma de duas das sete UBSs

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
03/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Caçula do Grande ABC, Rio Grande da Serra completa 50 anos de olho na Saúde. Construção e reforma de unidades de atendimento estão entre os destaques apresentados no dia do aniversário da emancipação administrativa do município, comemorado hoje.

A cidade ganhará sua primeira UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas, que funcionará no Centro. O prefeito Gabriel Maranhão (PSDB) garante que as obras serão iniciadas já na próxima semana. A previsão é que os atendimentos comecem no primeiro semestre do ano que vem. O investimento será de R$ 2,3 milhões e o equipamento será do porte um – com capacidade para receber 150 pessoas por dia e com disponibilidade de até oito leitos de observação.

A expectativa de Maranhão é que, após a inauguração da UPA, a demanda seja reduzida nas sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde). “A UPA será muito bem localizada, próxima ao trevo de acesso à cidade. Além de servir à população local, será importante para atender às vítimas de acidentes na SP-122.” A estrada a que o prefeito se refere é a Rodovia Deputado Adib Chammas, que dá acesso a Paranapiacaba e corta Rio Grande da Serra.

As UBSs Centro e Vila Conde passam por reformas. “A central realiza cerca de 450 atendimentos por dia, o que corresponde a 30% do total”. Com a entrega da UPA, a previsão é de que haja redução na demanda. “Estamos fazendo campanha para que a população utilize a unidade do seu bairro. É mais perto e deixa os postos do Centro apenas para emergências.”

Para ampliar a oferta, a cidade conta com 11 profissionais enviados pelo governo federal por meio do Programa Mais Médicos, que permite que clínicos estrangeiros ou brasileiros formados em outros países possam atender em unidades do interior do País ou em áreas de periferia.

Outro destaque é a padronização dos uniformes utilizados pelos funcionários das unidades. “A roupa terá identificação e haverá divisão por cores conforme a função. Assim, conseguiremos enaltecer os bons profissionais e reprimir os maus.” A uniformização deve ter início no mês que vem.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Será inaugurado no fim do mês o prédio do Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), equipamento cuja finalidade é prestar apoio à população em vulnerabilidade, como mulheres vítimas de violência e pessoas em situação de rua. Atualmente, o serviço é feito no Cras (Centro de Referência de Assistência Social).

A secretária de Cidadania, Helenice Arruda, estima que deverão passar pelo local de 40 a 50 pessoas por semana. Equipes da Pasta começaram, neste ano, a visitar os moradores para checar suas situações em relação a documentos e benefícios recebidos.

Aulas na Etec começam em agosto

Serão iniciadas em agosto as aulas na Etec (Escola Técnica Estadual) de Rio Grande da Serra. A cidade era a única entre as sete do Grande ABC que não possuía unidade da rede. O vestibular será feito no dia 6 de junho.

O prefeito Gabriel Maranhão (PSDB) afirma que, quando a escola estiver em plena operação, 600 alunos serão atendidos. Inicialmente, serão oferecidos apenas os cursos de Meio Ambiente e Administração. “A Etec será muito importante para a preparação dos jovens de Rio Grande para o mercado de trabalho”, opina.

Até o fim de 2015 deverá ser inaugurada escola para 200 crianças de 4 a 5 anos no Centro, segundo a secretária de Educação, Aida Teixeira. “Atualmente, cerca de 1.480 crianças estão matriculadas nas 11 escolas da rede municipal”, detalha. Aida afirma que parte dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental ainda é atendida pela Prefeitura. “Pouco a pouco, essas turmas serão transferidas para o Estado. O município irá atender o pessoal da Educação Infantil”, garante.

Projeto esportivo atenderá 780 jovens

A Prefeitura de Rio Grande da Serra fechou parceria com Sesi (Serviço Social da Indústria) de Mauá para a realização do programa Atleta do Futuro, cujo objetivo é oferecer prática esportiva a 780 crianças e adolescentes da cidade. As inscrições já foram feitas e as aulas terão início na semana que vem. Serão atendidos jovens com idade entre 6 a 17 anos que residam no município.

O secretário de Esportes, Clodoaldo Nascimento, afirma que o programa será dividido em cinco etapas, desde a iniciação até a escolha e o desenvolvimento em modalidade específica com a qual o aluno tiver mais afinidade. Cada bloco terá duração de um ano. As aulas ocorrerão de terça a sexta-feira, sempre no contraturno escolar. A Prefeitura contratou os professores e irá fornecer os materiais necessários.

Os interessados poderão escolher entre handebol, vôlei, basquete e futebol de salão e de campo. Os treinamentos serão aplicados no Estádio Municipal Teixeirão e no Ginásio Poliesportivo José Roberto dos Santos.

“Nosso principal objetivo é formar o cidadão, trazer a criança para se incluir no meio social. Quem se destacar pode até se tornar um atleta profissional, mas esse não é o foco do programa”, ressalta Nascimento.

Apesar de afirmar que a descoberta de talentos não é a prioridade, o titular da Pasta admite ter esperança de que futuros campeões sejam revelados. “Temos alunos muito bons aqui. A Olimpíada de 2016 está muito perto, então é mais difícil. Mas para 2018 podemos, sim, ter um representante da cidade. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;