Palavra do Leitor Titulo
Protestos, não vandalismo

A participação de jovens em manifestações de interesse público...

Dgabc
24/11/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

A participação de jovens em manifestações de interesse público é fundamental para o desenvolvimento social. E quando o País sofre onda de denúncias intermináveis contra práticas e suspeitas de corrupção, torna-se ainda mais importante os jovens se interessarem pela política para ajudar na fiscalização aos ministros, secretários, senadores, deputados, vereadores, prefeitos, governadores e presidente. Apesar disso, o bom-senso nunca deve ser dispensado e protesto não pode ser comparado a vandalismo, tampouco ter motivos banais, como o ocorrido na USP, no começo do mês. Fato a ser lembrado, antes de abordar especificamente o episódio, é o incidente envolvendo aluno morto por bandidos dentro do campus da USP, em maio.

Por essa razão, a Polícia Militar passou a ter maior presença na área, para dar mais segurança aos alunos, docentes e demais funcionários. Porém, os organizadores desse ato de vandalismo, que teve origem na detenção de três usuários de maconha e resultou na ocupação do prédio da reitoria, parecem não se preocupar com segurança de seus colegas ao solicitarem a saída dos policiais na região. A atitude desses estudantes foi vergonhosa e não ganhou a simpatia de grande parte dos brasileiros, que se manifestaram contrários a essa ação através das redes sociais. Sobretudo, não corresponde a vontade de todos os alunos e funcionários da USP, uma vez que não se tem notícia de levantamento quanto a opinião coletiva se a Polícia Militar deve se fazer presente ou não no campus. Ou seja, trata-se de manifestação egoísta em diversos sentidos.

O episódio contraria exemplos de manifestações que verdadeiramente tenham importância para a sociedade ao longo da história e, também, na atualidade. Podemos citar as Diretas Já e os Caras-Pintadas, manifestações históricas, com participação da juventude. Hoje, muitos grupos também se mobilizam contra as últimas denúncias de corrupção em diversas cidades brasileiras.

Para finalizar, quero citar grande iniciativa de jovens que se mobilizaram por causa válida. No dia 9, no auditório da Câmara de Santo André, Leonardo Nieto, 19 anos, lançou o Juventude Unida ABC. O objetivo de Nieto é montar grupo de adolescentes ativos politicamente para realizar debates de assuntos relevantes para a sociedade. Creio que esse tipo de iniciativa seja válido para a nossa sociedade.

José Ricardo é vereador pelo PSB em Santo André.

PALAVRA DO LEITOR

Perimetral

Sempre acompanhamos neste Diário notícias sobre as más condições da Avenida dos Estados e de tantas outras no Grande ABC. Mas o que a Prefeitura de Santo André faz nos remendos das ruas chega ser falta de respeito. O que foi feito na Perimetral, sob um dos viadutos da Coronel Alfredo Flaquer (Perimetral elevada), mais parece uma lombada. Achei que para trabalhar na área necessitasse de um mínimo de conhecimento. Enganei-me.

Gustavo H. M. Carli, Santo André

Manutenção

Em referência à carta do leitor Moyses Cheid Junior (Ecovias, dia 19), a Artesp esclarece que as exigências de edital em relação à manutenção do Sistema Anchieta-Imigrantes vêm sendo cumpridas. As rodovias foram, inclusive, consideradas em ótimas condições de pavimento e sinalização em recente avaliação técnica da Confederação Nacional dos Transportes. Além da pista descendente da Imigrantes, outras obras foram viabilizadas pelo contrato de concessão da Ecovias. Entre as mais recentes, citamos os viadutos do Jardim Humaitá e do Parque das Bandeiras, obras que aumentaram a fluidez e segurança no trecho de Cubatão. Atualmente estão em andamento obras como a ampliação do Trevo da Vila Áurea, no Guarujá e o recapeamento do Sistema Anchieta-Imigrantes.

Artesp

Eleições 2012

O Diário transformou seu Editorial do dia 19 em matéria no dia seguinte. Em ambos os espaços, o jornal afirma que o governador Geraldo Alckmin atua para que o PSDB não lance candidatura própria em Santo André. Lamento, profundamente, esta especulação, principalmente porque é pautada em mentiras. E quanto ao mérito do Editorial, que afirma que ‘fatiar o bolo da disputa' favoreceria a candidatura do PT, lembro que em Santo André temos dois turnos, o que favorece o debate de propostas. Penso, com devido respeito, que um Fla-Flu eleitoral só beneficia aqueles que não querem debater o futuro da nossa cidade e as propostas que possam melhorar a vida das pessoas. E para aqueles que acham que vão ganhar a eleição na base dos acordos e do poderio econômico, faço minhas as palavras do ex-presidente FHC: ‘Sim, nós nos preocupamos'.

Paulinho Serra, vereador pelo PSDB em Santo André

NOTA DA REDAÇÃO - A Editoria de Política mantém as informações obtidas por fontes ligadas ao governo do Estado, que devem ser confirmadas antes das convenções partidárias do ano que vem. O tratamento dado à notícia é sério e respaldado por critérios jornalísticos verdadeiros, ao contrário do que sugere o vereador. Quanto ao Editorial, trata-se de opinião desta empresa jornalística.

Prefeito bom, sim!

Defendo o prefeito de Santo André, Aidan Ravin, pessoa honesta e de boa índole. Sou morador há mais de 30 anos na cidade e nunca a vi tão bem e, agora, o prefeito está fazendo muito por Santo André: está mais bem estruturada, mais bem informatizada, com 80% das creches reformadas e revitalizadas. Os munícipes pagaram só 5% de IPTU em três anos de mandato de Aidan. O investimento foi bom na Educação e agora será na Saúde. Temos de ter paciência, porque tudo na vida se conquista aos poucos, conforme o tempo. O PT teve 11 anos e meio para fazer e não fez tudo que este prefeito está fazendo em três anos. Tem muita diferença! Este ano será o de comparação.

Júlio Gomez Sanchez Junior, Santo André




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;