Memória Titulo
Um avião na Anchieta. Argentino. O ano: 1954

Dezessete de junho de 1954. Dois aviões argentinos, depois de alcançar o litoral paulista, tomam a direção da cidade de São Paulo

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
26/01/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Dezessete de junho de 1954. Dois aviões argentinos, depois de alcançar o litoral paulista, tomam a direção da cidade de São Paulo. Precisam vencer a Serra do Mar. A forte neblina é um obstáculo. A falta de combustível também. É preciso aterrissar com urgência. Não dará tempo para chegar a Congonhas ou ao Campo de Marte.

O primeiro avião avista a Via Anchieta, no trecho da Serra. Tenta descer. A neblina atrapalha. Na aterrissagem, o piloto atravessa a pista. O avião choca-se violentamente com o chão. Morrem o piloto e o seu acompanhante.

O segundo avião avança. Alcança São Bernardo. Vence o Centro da cidade. Avista a Anchieta, na altura do km 16, entre Rudge Ramos e Vila Paulicéia. O piloto é mais feliz que o colega do avião acidentado. Está sozinho no avião e salva-se, milagrosamente.

Beltran Asêncio estava no Centro. É informado do acontecimento. Segue de lambreta até o local. E bate as quatro fotos de hoje.

Os pilotos vinham para participar de uma revoada em São Paulo, dentro dos festejos do 4º Centenário. O avião que desce no Km 16 é desviado até o canteiro central. Chama a atenção de populares. Caminhões e automóveis estacionam. Motoristas cercam o aparelho. O trânsito da Anchieta era insignificante.

Reabastecido, o avião segue sua trajetória. Decola na própria Anchieta, agora com o auxílio de policiais rodoviários, que interditam as duas pistas. Segue a direção do vento, que sopra no sentido da capital ao litoral. Já no ar, faz uma grande curva e ruma à vizinha São Paulo.

Numa das fotos de Beltran aparece, ao fundo, a antena dos transmissores da Rádio Record, numa Vila Paulicéia ainda com muitos terrenos baldios.

Contando essa história, atendemos a Mitiaki Yamamoto, da Vila Paulicéia, que conheceu a torre da Record e que gostaria de ter uma foto da mesma. "Saudades dessa torre! Ao fundo o atual Jordanópolis e nenhum presságio de que um dia se ergueria nesse cenário bucólico a favela Naval, o corredor ABD, um hiperpermercado, o piscinão", comenta Mitiaki diante da foto do Beltran.

 DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sexta-feira, 26 de janeiro de 1979

 Manchete - Papa pede empenho na edificação de um mundo mais humano

 Política - Partido Trabalhista em debate na região. Debatia-se a criação do atual PT (Partido dos Trabalhadores), conforme proposta aprovada em Lins, durante o 4º Congresso dos Metalúrgicos.

 Editorial - COMDECS são úteis, desde que em área certa.

Ribeirão Pires - Mato e gambás invadem as Ruas Guimarães Carneiro e Ferdinando Salero.

 Teatro - Estreia no Teatro Municipal de Santo André a peça O Globo da Morte, escrito e representado por Cacilda Lanuza.

 EM 26 DE JANEIRO DE...

 1954 - Cardeal dom Jayme de Barros Câmara, arcebispo do Rio de Janeiro, visita a comunidade ucraniana de São Caetano.

 CIDADE PAULISTA

 Em 26 de janeiro de 1839 a Vila de Santos era elevada à cidade. O povoado foi fundado na década de 1540 por Brás Cubas.

SANTOS DO DIA

 Paula, Timóteo e Tito.

Timóteo foi o primeiro bispo de Éfeso, na Ásia Menor. Morreu no ano 97, apedrejado e espancado por pagãos.

Tito foi bispo de Creta. Também morreu no século 1.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;