Setecidades Titulo
Mais câmeras irão vigiar ruas de Santo André
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
26/10/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André pretende instalar, até o fim do primeiro semestre de 2011, mais 21 câmeras em vias públicas para ampliar o serviço de monitoramento de trânsito. O investimento é de cerca de R$ 3 milhões.

Os equipamentos serão colocados em alguns dos principais pontos que registram congestionamentos na cidade, como em trechos das avenidas dos Estados e Capitão Mario Toledo de Camargo e na Rua das Figueiras.

Atualmente, o município tem apenas cinco câmeras de monitoramento do trânsito. Nestes locais, os equipamentos que estão hoje em operação serão substituídos por máquinas mais modernas.

Com a ampliação do serviço, o DST (Departamentos de Segurança de Trânsito) terá 26 pontos de tráfego vigiados por 24 horas.

As câmeras serão equipadas com o dispositivo no break, que mantém o equipamento funcionando por algumas horas em situações de quedas de energia.

A finalidade das câmeras é permitir que a administração faça o controle do tráfego de veículos de forma mais ágil, identificando e solucionando problemas, na definição do diretor do DST Adriano Roberto Silva.

"A partir do monitoramento, podemos localizar um carro quebrado ou um acidente bloqueando o trânsito e deslocar a equipe mais próxima", exemplificou.

Os pontos definidos para receber as câmeras foram escolhidos por dois motivos: apresentam gargalos de tráfego ou são de interesse de segurança pública, segundo o diretor do DST.

PANORÂMICA
De todas as 26 câmeras, apenas uma irá lançar um olhar digital sobre a cidade sem, no entanto, poder ser vista pela população.

No alto do prédio comercial onde hoje funciona a Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos), um equipamento será posicionado.

"É um dos pontos mais altos, de onde é possível visualizar quase toda a cidade. Com o uso do zoom, poderemos captar imagens em diferentes locais", afirmou Silva.

Essa câmera, segundo o diretor do DST, também deverá servir para auxiliar o trabalho das equipes da Defesa Civil, buscando áreas que estão alagadas.


Central única facilita troca de informações captadas em vídeo

As câmeras que deverão vigiar mais de perto o trânsito de Santo André também poderão ser utilizadas pelas forças policiais, ajudando no combate ao crime.

As imagens são observadas por 24 horas pela CMT (Central de Monitoramento do Trânsito), que funciona na sede do DST, na Rua Ilhéus, no bairro Bela Vista.

Junto com os novos equipamentos, a Prefeitura também pretende ampliar e modernizar a sede da CMT, que divide o espaço com a GCM (Guarda Civil Municipal), que dispõe de 19 câmeras.

A proximidade entre os dois órgãos, também é uma oportunidade para fazer trabalhos em conjunto, segundo o diretor do DST Adriano Roberto Silva.

"Hoje, se uma câmera da GCM verifica uma situação de interesse do trânsito, essa comunicação é feita. Do mesmo jeito, se uma câmera de trânsito flagra um delito, passa informação para polícia e para a GCM."

Segundo Silva, essa afinidade é possível porque tanto DST como GCM estão vinculadas à mesma pasta - a secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito.

O monitoramento do tráfego de veículos em Santo André começou entre 2003 e 2004, com a instalação de câmera no Viaduto Acisa.

Antes de se mudar para a sede do DST, a CMT estava lotada em prédio na Avenida Coronel Fernando Prestes, de onde saiu há um ano, em outubro de 2009.

A população pode ter informações sobre a operação de trânsito em Santo André fazendo contato diretamente com a CMT, que funciona 24 horas e atende pelo número 0800 77 03194. (André Vieira)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;