Setecidades Titulo Represa
Para prefeitos do Grande ABC, Lei da Billings representa avanço

Prefeituras das seis cidades banhadas pelo reservatório serão obrigadas agora de adequar seus planos diretores

André Vieira
Do Diário do Grande ABC
14/07/2009 | 07:42
Compartilhar notícia


Para dar celeridade às mudanças propostas pela Lei da Billings, as prefeituras das seis cidades banhadas pelo reservatório (Santo André, São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Paulo) terão agora de adequar seus planos diretores contemplando as novas determinações do código.

Somente depois dessas alterações, as populações poderão se beneficiar das iniciativas de preservação e regulamentação das moradias do entorno do mancial - que garantirá também a regularização de outros serviços básicos.

"A lei representa um grande avanço. Sem ela o crescimento seria sempre desordenado", afirmou o prefeito de Ribeirão Pires Clóvis Volpi (PV).

"Agora que as condições foram criadas é que o trabalho começa. É importante lembrar que nem todos poderão ser beneficiados com a regularização. As populações de áreas de risco ou de proteção terão de ser removidas", disse o chefe do Executivo de São Bernardo Luiz Marinho (PT).

Anfitrião da solenidade de sanção da Lei da Billings, o prefeito de Rio Grande da Serra, Adler Kiko Teixeira (PSDB), comemorou a realização do evento em seu território. "É uma felicidade imensa o fato de o governador ter escolhido Rio Grande da Serra para assinar essa lei que é de suma importância para a nossa região. Vamos dar mais cidadania às pessoas que moram aqui e não tinham condições de ligar a água, a luz e de legalizar seus imóveis."

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente Xico Graziano, as soluções propostas pela lei não terão proteção sem a intensificação das políticas de segurança ambiental, que ainda não são suficientes para cuidar de toda a represa. "Gostaríamos de ver os municípios colocando guardas municipais para auxiliar na fiscalização, como fez a prefeitura de São Paulo na represa Guarapiranga."

Para auxiliar nos trabalhos de controle da área ocupada e no impedimento de novas ocupações, o secretário contou que fará, pelo menos a cada três meses, o monitoramento de toda a área do reservatório por imagens de satélite.

Graziano prometeu também a instalação na região de posto de atendimento para esclarecer dúvidas sobre a legislação e colaborar no processo de regularização dos imóveis.

Campanha - Para alertar a população, sensibilizar as autoridades sobre o estado de degradação da represa e promover e aprofundar discussões de propostas para o manancial, o Diário lançou a campanha Salve a Billings em março de 2007.

Como parte da campanha, foram angariadas mais de 87 mil assinaturas em abaixo-assinado pedindo a realização de ações para despoluição do manancial. O documento foi entregue ao governo do Estado e posteriormente anexado ao projeto da Lei Específica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;