Setecidades Titulo Santo André
Mesmo lacrada,
quadra recebe shows

Vila Alice sedia eventos mesmo sem o alvará e com
denúncias de consumo de álcool por menores de idade

Rafael Ribeiro
do Diário do Grande ABC
24/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Mesmo lacrada pela Prefeitura de Santo André e sem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, a quadra da escola de samba Unidos de Vila Alice, na Vila Guiomar, recebe shows de cantores de pagode e bailes funk, gerando críticas de moradores de bairros vizinhos.

A quadra não tinha alvará para receber, por exemplo, o cantor Belo, que se apresentou no local no dia 16. E não está autorizada a abrir as portas no sábado, quando anuncia que promoverá show do grupo Pixote.

Os bombeiros nunca foram chamados para realizar a vistoria necessária ao funcionamento de casas noturnas na cidade. Na quadra da Vila Alice não há número suficiente de banheiros, faltam isolamento acústico e saídas de emergência e a fiação elétrica está exposta.

Mais grave, no entanto, são as denúncias sobre a entrada livre de menores nas festas e o consumo de bebidas alcoólicas por eles. "Diria que vem mais moleque do que adulto", disse o mecânico João Neves Souza, 48 anos, que mora próximo ao local.

A própria página da Dolla Ekip (sic), empresa identificada como a organizadora dos eventos na quadra, traz fotos de adolescentes com copos de cerveja e outras bebidas nas mãos.

"As denúncias são graves e precisamos trabalhar. Vamos abrir inquérito para tomar as medidas cabíveis e iniciar as investigações o quanto antes", destacou o delegado titular do 4º DP (Jardim) da cidade, José Rosa Incerpi.

"Não vou mentir e dizer que não atrapalha. Acontece sempre depois da meia-noite e há  presença de menores de idade nas festas. É uma coisa que se tornou normal. E sabemos que não poderia ser assim", disse uma moradora da comunidade Tamarutaca, vizinha à quadra, que pediu para não ser identificada por medo de sofrer represálias.

Segundo ela, antes era pior. "Os bailes aconteciam na rua. Quando a polícia (Militar) acabou com isso dentro da comunidade, eles cercaram a quadra e tudo passou a ser realizado dentro desse espaço", disse.

Os moradores relatam que, mesmo quando não há eventos, o estacionamento do local fica aberto para os funkeiros se acomodarem e ouvirem o seu estilo musical. "Virou um ponto de encontro, mas é sempre na madrugada. E claro que há consumo de bebida alcoólica", disse a dona de casa Maria Conceição, 67.

ALVARÁ

Presidente da Unidos da Vila Alice, Décio Cardoso rebate a informação de que a quadra está lacrada. "Estamos acertando a documentação exigida pela Prefeitura. Mas só está faltando o alvará de funcionamento, não que o local esteja fechado por isso", disse. "Se lacrarem a quadra, tem que lacrar todas as casas na Figueiras (rua do bairro Jardim com grande número de casas noturnas), pois nenhuma delas atende as especificações necessárias."

Em nota, a Prefeitura se limitou a informar que a quadra está interditada e que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação "está tomando as providências cabíveis para evitar transtornos à população." A administração municipal não explicou, no entanto, quais são essas providências e como a fiscalização não atuou sobre um local que não deveria estar funcionando.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;