Publicidade Titulo Publieditorial
O ABC no futebol em 2024: o que as principais equipes da região disputam?
Publieditorial
02/04/2024 | 16:00
Compartilhar notícia
Fonte: Wikimedia Commons


 O Campeonato Paulista terminou para os times do ABC, que não chegaram às quartas de final desta vez, diferente de 2023, que viu o São Bernardo campeão da Taça Independência (nova versão do Troféu do Interior) e o Água Santa fazendo história, chegando à final.

As coisas estão um pouco diferentes em 2024, mas os grandes times do ABC ainda têm compromisso este ano, e é disso que falaremos neste breve artigo. É possível usar as informações aqui para aproveitar o Código Stake antes de as grandes competições nacionais tomarem conta do calendário, inclusive.

Vejamos, então, o que os quatro principais nomes do ABC Paulista ainda têm em disputa em 2024.

Água Santa

Atual vice-campeão paulista, o Água Santa de Diadema se viu prejudicado pelo regulamento do Paulistão 2024, por assim dizer; com 15 pontos, o time não conseguiu a vaga por conta da regra que diz que só passam os dois primeiros de cada grupo. O Netuno ficou em terceiro, atrás de Palmeiras e Ponte Preta.

Agora resta à equipe esperar a disputa da Série D, já que a Federação Paulista de Futebol (FPF) extinguiu a Taça Independência em 2024.

O Netuno foi eliminado precocemente da Copa do Brasil, perdendo para o Vasco da Gama nos pênaltis, e agora espera o início da Série D do Brasileirão. A estreia do time de Diadema é no dia 28 de abril, fora de casa, contra o Patrocinense.

Santo André

O torcedor do Santo André ainda sonha com o dia em que sua equipe volte a ser sinônimo de elite no futebol do ABC, mas esse dia ainda não chegou. Desde que caiu da Série A do Brasileirão em 2009, o Ramalhão passou por maus bocados, e desde 2021 está na Série D.

No Paulistão 2024, o time andreense foi uma das grandes decepções: acabou em penúltimo na classificação geral, com somente oito pontos somados em 12 jogos. Some-se isso à ausência na Copa do Brasil, o Santo André se viu apenas com a Série D para o resto da temporada.

A equipe da cidade homônima estreia na quarta divisão nacional fora de casa, contra o Maringá, no dia 28 de abril.

São Bernardo

É adequado dizer que o São Bernardo foi, disparado, o time mais prejudicado pelo regulamento estranho do Campeonato Paulista – não só do ABC, mas de todo o estado.

Com campanha sensacional de 21 pontos, o time não se classificou às quartas de final porque São Paulo e Novorizontino, ambos no seu grupo, fizeram 22. Considerando que a Portuguesa, segunda colocada do Grupo A, avançou com 10 pontos (e o Santo André foi rebaixado com oito), fica claro as reclamações por parte do Tigre.

Resta à jovem equipe de SBC se preparar para mais um ano de Série C, e o time está longe de reclamar; é a equipe do ABC mais avançada em termos de hierarquia nacional no momento, e foi no detalhe que o Bernô não chegou à Série B depois da temporada 2023.

O futuro parece promissor para o São Bernardo, sem dúvidas, que estreia na terceirona no dia 20 de abril, fora de casa, diante do Náutico.

São Caetano

Por fim, temos o São Caetano, que foi um poderoso time de futebol que ainda mora na memória de muita gente que vai além da sua torcida, especialmente por suas performances históricas na virada do milênio. O Azulão de hoje, porém, é uma sombra do que foi um dia.

O time vive uma crise financeira sem fim; o estádio Anacleto Campanella, que já foi palco de jogo de Libertadores, hoje vê arquibancadas vazias e flertando com as ruínas; o auge, porém, foi dentro de campo: o Azulão foi rebaixado da Série A3 para a A4 do Paulistão – isto é, a quarta (e penúltima) divisão estadual).

Diferente dos colegas de ABC Paulista, o Azulão não conseguiu vaga para a Série D, o que quer dizer que seus compromissos acabaram em 2024. É um momento profundamente melancólico para o São Caetano, que espera que, com a mudança de nome, de brasão e de dono, comece a escalada para o topo – mas, pelo jeito, será algo difícil ao extremo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;