Setecidades Titulo Tabaco
Fiscais antifumo fazem blitze educativas em Santo André
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
01/08/2009 | 07:01
Compartilhar notícia


Faltando apenas seis dias para vigorar a lei que proíbe o fumo em ambientes fechados, agentes da Vigilância Sanitária Municipal e da Secretaria Estadual de Saúde estiveram na sexta-feira em Santo André para dar continuidade às blitze educativas a donos de estabelecimentos comerciais sobre a nova legislação. A intenção é esclarecer dúvidas de proprietários e de clientes a respeito das restrições, que entram em vigor no dia 7.

Um dos locais em que os agentes passaram foi no Bingo Estação Carlos Gomes, na Vila Metalúrgica. Há 15 dias, o estabelecimento recebeu uma blitz e, desde então, começou a se adequar para atender o requisitos da lei. "Tirei todos os cinzeiros e coloquei cartazes nas paredes para orientar os clientes", falou o gerente da casa, Arnaldo Cavalcante.

Cerca de 90% dos frequentadores do bingo são fumantes. Mesmo assim, o gerente afirmou que os clientes estão conscientes sobre a lei. "Quando querem fumar, vão para o lado de fora. Alguns brincam e dizem que estou perdendo dinheiro, pois enquanto estão fumando deixam de jogar."

Desde o dia 1º, quando os agentes iniciaram as blitze, foram visitados cerca de mil estabelecimentos no Grande ABC, entre bares, lanchonetes, restaurantes, supermercados e shoppings. Além de cartazes e folhetos explicativos sobre a nova lei, os agentes estavam equipados com o monoxímetro, aparelho que serve para medir o teor de monóxido de carbono expelido.

Assim como o bafômetro, a pessoa deve assoprar por um cano e, em poucos segundos, o aparelho registra o índice de CO. "Cada regional contará com um aparelho. Nossa intenção é orientar os males que a fumaça do cigarro causa", explicou a diretora da Vigilância Sanitária do Grande ABC, Sônia Oliveira Barbosa.

A Secretaria Estadual de Saúde contará com 500 agentes que foram treinados para garantir o cumprimento da nova lei. Os técnicos irão verificar se os estabelecimentos estão livres da poluição causada pela fumaça do cigarro. Além deles, mais de mil agentes das vigilâncias estadual e municipais passarão a incorporar a fiscalização.

Os fiscais irão percorrer bares, restaurantes, boates e hotéis. As ações, que poderão ocorrer a qualquer hora do dia, terão como foco os estabelecimentos e seus proprietários. Os fumantes não serão abordados pelos fiscais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;