Setecidades Titulo ABC intergrado
Estudo vai levantar número de crianças de rua no Grande ABC
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
03/04/2009 | 07:34
Compartilhar notícia


O número de crianças e adolescentes em situação de rua nos 116 pontos espalhados pela região será identificado na segunda fase do projeto ABC Integrado já em andamento. Na primeira etapa as áreas foram levantadas, e na última, o estudo vai traçar o perfil da criança, trazendo informações sobre os motivos que o levaram à rua e sua estrutura familiar. Não há prazos para conclusão do estudo.

Iniciado em junho do ano passado, o ABC Integrado é realizado pela Fundação Travessia e Universidade Metodista de São Paulo com objetivo de diagnosticar o problema da criança em situação de rua no Grande ABC. "Precisamos entender essa realidade para criar os projetos. Não temos a caracterização de onde vêm as crianças, elas se movimentam muito e não há um trabalho articulado entre as cidades", explica Eduardo Rezende Melo, juiz da Vara da Infância e Juventude de São Caetano.

O estudo mostrou que Santo André concentra o maior número de pontos com crianças trabalhando ou em situação de mendicância (37); em seguida aparece São Bernardo (27) e Diadema (20). São Caetano possui 19 áreas, Mauá oito, e Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra têm três e duas áreas respectivamente.

O diretor de projeto da Fundação Travessia, Marcelo Caran, lembrou que nem sempre a cidade com maior número de pontos é a que tem uma política mais enfraquecida para esta população. "Os números ainda não têm significado, só terão consistência quando forem caracterizados."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;