Turismo Titulo Bogotá
História pulsa no coração do centro antigo

Epicentro da vida política colombiana, Plaza Bolívar serve de ponto de partida para visitas a museus

Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
13/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Shutterstock


Passeando por ruelas da Candelária até encontrar a cafeteria Juan Vadez, é possível compreender Bogotá e sentir o aroma de café enquanto se observa a Plaza Bolívar, coração da vida política colombiana. Quase todos os dias a população se volta para uma das faces da praça para realizar protestos sob a mira de soldados do exército.


Ao redor estão localizados os principais edifícios da cidade. Ao Norte, o Palácio da Justiça; ao Sul, o Capitólio Nacional; ao Leste está a Catedral Primada da Colômbia; e a Oeste, a prefeitura de Bogotá. Ao centro avista-se a estátua de Simón Bolívar, um dos maiores vultos da história latino-americana, que promoveu a independência de Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.


A Catedral Primada de Colombia, templo católico dedicado à Imaculada Conceição, é um edifício de estilo neoclássico considerado cartão-postal de Bogotá. Foi a primeira igreja do gênero na capital colombiana, desenhada por Domingo de Petrés, construída de 1807 a 1823 e declarada Monumento Nacional em 1975 por seu valor histórico, arquitetônico e cultural.


A Casa de Nariño, também chamada Palácio de Nariño, fica atrás do Capitólio e serve de sede do governo federal. É ali que mora o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos Calderón, antigo ministro da Defesa na gestão de Álvaro Uribe.


O Palácio de Nariño foi inaugurado em 1908 e construído em meio aos prédios da casa de Antonio Nariño, um dos líderes da independência colombiana. O design ficou a cargo dos arquitetos Gastón Lelarge e Julián Lombana. E a casa ainda abriga obras de arte e mobiliário de diferentes épocas. Nos jardins se encontra o Observatório Astronômico. Qualquer um pode visitar os arredores do palácio, mas não sem antes passar por revista.

Museus
A maior parte dos 58 museus existentes se concentra no centro histórico de Bogotá. O grande destaque é o Museu do Ouro, que abriga quatro andares de exposição permanente de diversos tesouros das civilizações pré-hispânicas e coleções da metalurgia pré-colombiana.


Outra riqueza em exposição é o Museu Internacional da Esmeralda, que funciona no 23º andar da Torre Santander. A visita guiada de uma hora apresenta a origem da pedra, técnicas de extração e lapidação, além de loja para adquirir as valiosas gemas esverdeadas.


Mesmo quem não pisou na Colômbia conhece as obras de Fernando Botero, o conhecido pintor dos gordinhos. O museu que leva seu nome, no centro histórico, possui acervo com 123 obras do artista. A entrada é gratuita.
Só o prédio já vale a visita por ser um autêntico casarão da época colonial, lar de famílias da aristocracia espanhola. A construção, tipicamente europeia, tem jardim com chafariz, que diagnostica a boa condição financeira da família na época em que o abastecimento de água era feito pela fonte central da cidade.


O acervo é composto por obras doadas pelo pintor em 2000. A ala ocidental do museu reúne diferentes técnicas de Botero, como pintura, desenho e escultura. Na parte oriental estão 85 obras internacionais da coleção privada do pintor e que retratam os principais movimentos artísticos do fim do século 19. Destaque para as de Corto, Renoir, Salvador Dalí, Pablo Picasso e Juan Miró.


Outra boa opção para amantes das artes é o Mambo (Museu de Arte Moderna de Bogotá), localizado em edifício particular desenhado por Rogelio Salmona. O espaço cultural conta com exposição permanente de artistas nacionais e internacionais como Salvador Dalí, Jean Arp, Julio Le Parc e Roberto Matta.


O espaço também abriga exposições temporárias e conta com uma sala de cinema, onde são exibidas películas de cine-arte e de filmes não comerciais.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;