Editorial Titulo Editorial
O desrespeito da Enel
Da Redação
26/02/2023 | 08:01
Compartilhar notícia


Os relatos de consumidores prejudicados pela Enel são tantos e tão assustadores que se pode afirmar com segurança que a concessionária só continua distribuindo energia elétrica no Grande ABC porque exerce o monopólio – e recebe tratamento complacente dos departamentos que deveriam fiscalizar sua operação. Qualquer outro estabelecimento comercial que tivesse concorrência e exercesse suas atividades com índice similar de reclamações certamente já teria sido eliminada do mercado por absoluta falta de clientes. Há casos em que o desabastecimento dura dias seguidos e de intermitências no fornecimento que ocorrem com frequência assustadora, como quatro vezes em duas semanas.

Reportagem deste domingo (26) do Diário mostra o sofrimento de quem vive em três condomínios de Santo André. Os moradores resolveram promover abaixo-assinado, que já superou a marca de 1.000 adesões, para denunciar as frequentes interrupções no fornecimento de energia elétrica. Basta uma chuva leve para que o serviço seja prejudicado, em boa parte das vezes por causa de queda de galhos de árvores sobre a viação elétrica, conforme reconhece a própria Enel. A situação da médica Andreia Rissato dos Santos ilustra o drama das famílias. Ela precisa de energia elétrica para abastecer os equipamentos que garantem a vida do filho de 17 anos, diagnosticado com paralisia cerebral grave.

É preciso dar um basta no descaso com que a Enel trata seus consumidores nas sete cidades. Onde está a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), autarquia criada para regular o setor elétrico brasileiro? Não está entre suas funções a de fiscalizar os serviços de distribuição de energia elétrica no País todo – o que seguramente inclui o Grande ABC? A região conta com quatro deputados federais em Brasília. A bancada está surda aos reclamos dos consumidores ou pode fazer alguma coisa para pôr fim ao desrespeito da empresa no atendimento aos seus eleitores? Com a palavra, os senhores Alex Manente (Cidadania), Fernando Marangoni (União Brasil), Marcelo Lima (Solidariedade) e Vicentinho (PT). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;