Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 17 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Cultura & Lazer

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Morango é rica fonte de vitamina C

Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Sara Saar
Do Diário do Grande ABC

03/06/2012 | 07:26


Fruta carnuda de sabor levemente ácido, aroma forte e cor avermelhada, o morango é rico em vitamina C. Uma xícara (chá) oferece quase 100% das necessidades diárias da vitamina, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e possui ação antioxidante. 

Originária da Europa, pertencente à família das rosas, o morango ainda apresenta fósforo, magnésio e potássio, nutrientes que colaboram para a manutenção da saúde dos músculos. É ótima fonte de compostos fenólicos, sobretudo antocianinas e elagitaninas. As duas substâncias são antioxidantes que protegem as estruturas celulares e previnem danos causados pelos radicais livres, além de possuírem propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas. 

De clima frio, a fruta é encontrada de julho a setembro com melhor preço e qualidade. Na hora da compra, o morango - por ser sensível - deve ser pouco manipulado, o que é relativamente fácil no Brasil, onde é bastante comercializado em caixinhas transparentes.

A cor é bom indício da qualidade do produto, que deve ser vermelho, sem manchas ou partes amolecidas. O morango fresco pode ser bem conservado em geladeira por até quatro dias depois da compra se guardado sem lavar, envolto em papel-manteiga. 

Antes de servir, recomenda-se mergulhar o morango em água com vinagre de 15 a 20 minutos para eliminar todas as impurezas. O cabinho só deve ser retirado na hora de servir para a melhor preservação dos nutrientes. Se o cabinho for retirado antes de lavagem, o morango pode absorver água demais, comprometendo assim o sabor da fruta.Bastante servido ao natural, o morango também pode fazer parte de diferentes receitas como a famosa tortinha de morango e o cheesecake com calda de morango. Dica: regar os morangos com azeite balsâmico antes de servir ajuda a realçar o sabor doce da fruta.


VALORES NUTRICIONAISUmidade - 91,5 %Energia - 30 kcalProteína - 0,9 gLipídeos - 0,3 gColesterol - NACarboidrato - 6,8 gFibra alimentar - 1,7 gCinzas - 0,5 gCálcio - 11 mgMagnésio - 10 mgManganês - 0,33 mgFósforo - 22 mgFerro - 0,3 mgSódio - TraçosPotássio - 184 mgCobre - 0,06 mgZinco - 0,2 mgRetinol - NATiamina - TraçosRiboflavina - 0,03 mgPiridoxina - 0,03 mgNiacina - Traços Vitamina C - 63,6 mg

RECEITAS

BRIE COM MORANGOpor Bruno Cabral

IngredientesTorradinhas quadradasQueijo brie cortado em quarados similares ao tamanho da torrada1 morango por torradaPara fazer a geleia de morango(Para cada 100 gr de morango)1 colher de sopa de açúcar Suco de meio limão
Modo de preparoMonte em cima da torradinha o pedaço de queijo brie e por cima do queijo a geleia e o morango. Para preparar a geleia, coloque numa panelinha os morangos inteiros ou cortados pela metade com o açúcar e o suco de limão. Adicione também um pouco de água para não queimar o açúcar inicialmente. Deixe em fogo bem baixo e mexa até criar massa uniforme e espessa.
1000 FOLHAS DE MORANGOpor Eliane Carvalho

Ingredientes2 pacotes de 200 g (cada) de massa folhada congelada laminada 1 colher (sopa) de manteigaPapel-manteiga2 xícaras (chá) de creme para chantilly100 g de chocolate meio amargo picado50 g de creme de leite 2 xícaras (chá) de morangos fatiadosAçúcar de confeiteiro para decorar
Modo de preparoCorte 12 discos de massa folhada (bem gelada). Forre uma assadeira com papel manteiga, unte com manteiga e coloque os discos. Unte um pedaço de papel manteiga do tamanho da assadeira e cubra os discos de massa (com a parte do papel untado para baixo) e coloque outra assadeira sem o papel para fazer peso na massa e evitar que os discos cresçam. Asse em forno pré-aquecido a 180°C por 25 minutos. Retire a assadeira de cima, retire o papel e asse por mais cinco minutos. Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente. Reserve. Derreta no micro-ondas o chocolate picado com o creme de leite por um minuto. Mexa bem e derreta por mais 30 segundos. Cubra com filme e reserve na geladeira por 30 minutos. Bata o creme chantilly e misture delicadamente com o creme de chocolate. Reserve. Coloque o creme num saco de confeiteiro com o bico de sua preferência.Calda de morango: Cozinhe o morango picado com o açúcar por alguns minutos, adicione o suco de limão e deixe esfriar. Passe por uma peneira fina e reserve na geladeira. Montagem: Coloque um pouco do creme no centro do prato para assentar o primeiro disco folhado. Preencha o disco com uma camada de creme com chocolate, disponha fatias de morango, coloque o outro disco, repita a operação, cubra com o terceiro disco, polvilhe com açúcar de confeiteiro, decore com morango, hortelã e a calda.
RISOTO DE MORANGOpor Rafael de Cara

Ingredientes1/2 Cebola picada1 colher (sopa) de manteiga380 g de arroz arborio3 copos de morango2 copos de vinho tinto 1,5 lt de caldo de frango5 colheres (sopa) de creme de leiteParmesão ralado a gostoPimenta do reino fresca a gostoSal a gostoPara a calda de morango1 xícara (chá) de morango picado2 colheres (sopa) de açúcar1 colher (sopa) de suco de limão
Modo de preparo Doure a cebola e adicione o arroz. Fatie metade dos morangos e misture com o arroz. Depois adicione um copo de vinho. Deixe o vinho evaporar e o morango amolecer. Adicione o segundo copo de vinho e mexa. Quando o vinho for absorvido pelo arroz, adicione o caldo de frango aos poucos. Cozinhe por 15 minutos sem parar de mexer; misture o restante dos morangos, o creme de leite, o parmesão e um pouco de sal. Adicione a pimenta do reino e termine o cozimento, decore com morangos. Rendimento: uma porção.Tempo de preparo:30 minutos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.