Setecidades Titulo Vila Alzira
Comerciantes temem queda de árvore inclinada em Sto.André

Na Rua Coronel Seabra, Vila Alzira, espécie vegetal se torna ameaça a pedestres e motoristas

Juliana Stern
Especial para o Diário
31/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 À medida em que o período mais chuvoso do ano avança, a população, bem como o poder público são obrigados a ligar o sinal de alerta para a ocorrência de acidentes e possíveis tragédias resultantes da queda de árvores. A preocupação é justificada pela situação dos exemplares arbóreos da região, que apresentam problemas diversos. Exemplo disso é observado na Rua Coronel Seabra, na Vila Alzira, em Santo André, onde vegetal tem sua estrutura comprometida e ameaça cair na via pública.

Comerciantes e frequentadores da área, exatamente em frente à unidade do Habib’s, afirmam já terem notificado, mais de uma vez, o poder público para que sejam tomadas providências.

O lojista Rogério Rhormens, 37 anos, comenta que ônibus e caminhões são obrigados a trocar de faixa quando passam em frente à árvore. Para ele, basta uma chuva forte para o vegetal se tornar risco aos pedestres e motoristas. “Se chover forte, como costuma chover agora no verão, ela cai. Só falta isso”, afirma.

A afirmação tem como base o cenário. O tronco da árvore está tão encurvado em direção à rua que as raízes do vegetal já romperam o concreto da calçada. O receio é de acidentes. Isso porque, caso caia, o tronco bloqueará completamente a Rua Coronel Seabra, tendo em vista que trata-se de espécie alta.

Funcionários do Habib’s, em tentativa de impedir que a árvore continue a descender, construíram espécie de vaso improvisado – com troncos – e encheram o espaço com terra para cobrir as raízes. “Ela está cada vez cedendo mais. Um caminhão já chegou a bater no tronco quando passou por baixo da árvore”, diz o gerente do restaurante Valdir Olímpio de Lima, 49.

Questionada pela equipe do Diário, a Prefeitura de Santo André afirmou, por meio de nota, que realizará vistoria no local ainda nesta semana para avaliar todos os aspectos fitossanitários – como que o ser vivo pode ser prejudicial – da árvore. A promessa é que seja avaliada a melhor conduta em relação ao caso.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;