Setecidades Titulo Santo André
Creche abre as portas sete meses após ser concluída
Victor Hugo Storti
Especial para o Diário
14/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 A creche Professor Pedro Cia, localizada no bairro Homero Thon, em Santo André, foi inaugurada na manhã de ontem, no entanto, só abrirá as portas para os 170 alunos de zero a 5 anos no dia 30 de janeiro, sete meses após sua conclusão. O espaço já estava pronto desde junho, mas não tinha sido entregue à população devido à falta de verba para equipamento e manutenção por parte da Prefeitura, o que foi noticiado pelo Diário em outubro.

A unidade foi construída pelo grupo Brookfield, como contrapartida ao município pela execução de empreendimentos comerciais e residenciais.

A alternativa da administração foi entregar o equipamento educacional Lar de Maria, conveniada à Prefeitura, pelo prazo de 30 anos. “Vai ser uma experiência importante, um projeto piloto. Realizar uma ação com uma entidade da sociedade civil em um prédio público. Esperamos que dê certo para que possa ser reproduzido em outras creches da cidade”, destacou o prefeito Carlos Grana (PT), que se despede do cargo no dia 31,

Tendo em vista a fila de espera de aproximadamente 5.500 crianças entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, Grana apontou o avanço na inauguração de unidades. “É a quinta creche inaugurada durante a minha gestão (entre 2013 e 2016). Esta tem simbolismo importante, porque foi contrapartida do grupo Brookfield. Nós ainda temos um deficit de creches, por isso estamos construindo mais seis”, disse.

Segundo Abigail Sampaio, gerente educacional do Lar de Maria, a entidade atua há 53 anos na cidade e vai receber R$ 350 por aluno da administração municipal. A verba será usada para arcar com as despesas de pessoal. “Os outros custos serão assumidos pela instituição: predial, material pedagógico, comida, equipe técnica e de assistência social. Nós faremos a contrapartida.”

Conforme Sampaio, o espaço funcionará em período integral e terá 36 funcionários. “Teremos atividades de pré-escola e de creche, com berçário, estimulação da parte motora, desenvolvimento da linguagem, da matemática e até de música”, completou.

Em nota, a Secretaria de Educação de Santo André afirmou que a parceria com a entidade Lar de Maria foi necessária para viabilizar o funcionamento da creche, tendo em vista a queda de receitas nos últimos anos, o que “impossibilitou a organização integral do atendimento na unidade, como a compra de mobiliário e contratação de pessoal”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;