Setecidades Titulo
Glaucoma atinge 70 milhões de pessoas
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
26/05/2008 | 07:35
Compartilhar notícia


Oftalmologistas de todo o País celebram nesta segunda-feira o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, doença apontada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como a principal causa de cegueira irreversível.

Estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo sofram deste mal, caracterizado pela degeneração do nervo ótico, geralmente provocada pelo aumento da pressão intra-ocular devido a um bloqueio do fluido no interior do olho.

Só no Brasil, cerca de 1 milhão de pessoas correm o risco de perder a visão por conta do glaucoma e outras 900 mil sequer diagnosticaram o problema.

De acordo com o presidente da SBG (Sociedade Brasileira de Glaucoma), Carlos Akira Omi, há cerca de 40 tipos da doença, mas os mais comuns são o glaucoma de ângulo aberto, que acomete 70% dos pacientes, e o de ângulo fechado, que causa dor e, por isso, é mais fácil de ser detectado antes que a visão seja efetivamente comprometida. "Como, na maioria dos casos, não há sintomas, o paciente só procura um oftalmologista na fase final, quando já se comprometeu mais de 90% do nervo ótico. Mas aí já é tarde", diz Omi, destacando a importância de pessoas com mais de 40 anos fazerem o exame pelo menos uma vez por ano para detectar a doença antes que haja perda visual.

Campanha - Para conscientizar a população quanto à necessidade de detectar o glaucoma antes que a doença cause maiores danos ao nervo ótico, a SBG e a Abrag (Associação Brasileira de Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma) promoverão algumas palestras e campanhas nesta semana.

Nesta segunda-feira, a Abrag realizará exames de tonometria (medição da pressão intra-ocular) em pessoas com mais de 40 anos, das 9h às 16h, no prédio da Câmara Municipal de São Paulo. Segundo a diretora da associação, Elisabete Fruchi, cerca de 1.000 pessoas deverão ser avaliadas.

Quem passar nesta segunda-feira pelo Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães também poderá participar gratuitamente de uma triagem de pressão intra-ocular e assistir a uma palestra sobre os riscos e formas de prevenção do glaucoma ministrada pelo oftalmologista Leonardo Tibúrcio.

A agenda inclui, ainda, palestras em escolas e associações espalhadas pela cidade no decorrer da semana. A agenda completa pode ser conferida na Abrag, pelo telefone 5575-2302.

Predisposições - Segundo Omi, pessoas com hipertensão, diabete, idade avançada ou que já tenham ocorrência de glaucoma na família têm maior predisposição a desenvolver a doença.

"A partir dos 40 ou 50 anos, o risco é de 2%. E quando a pessoa passa dos 70 anos, esse risco sobe para 8%. Como a expectativa de vida da população é maior, a doença tem crescido no mundo todo", diz o especialista. Também é observada uma maior incidência da moléstia entre pessoas de raça negra. Confira a sua propensão de adquirir glaucoma no teste acima.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;