Setecidades Titulo
Região discute Desfile das Campeãs
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
05/07/2011 | 07:25
Compartilhar notícia


As ligas das escolas de samba da região pretendem realizar o 1º Desfile das Campeãs do Grande ABC em 2012. O presidente da União das Escolas de Samba de Santo André, Valter Beber, disse ontem que a intenção é que o e desfile aconteça na terça-feira de Carnaval, no município.

"É a oportunidade para que as escolas conheçam o trabalho e o nível das outras cidades. O que viabiliza o desfile na cidade é que provavelmente deve ser na Craisa Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), local fechado e que não prejudicaria o trânsito. Mas a ideia é que cada cidade realize um ano", explicou Belber. Segundo ele, todas as cidades deverão fazer a apuração na segunda-feira de Carnaval.

O secretário de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo de Santo André, Edson Salvo Melo, disse que a administração foi procurada e que se todos concordarem, o Carnaval provavelmente será na Craisa.

Quanto aos investimentos, o secretário disse que ainda não tem valores, já que está sendo feito um estudo.

O Diário ouviu os presidentes das ligas - com exceção da de São Caetano, que não retornou as ligações -, que concordaram com o Desfile das Campeãs. Quanto a uma possível unificação do Carnaval - que já vem sendo discutida pelo menos desde 2004 - argumentaram que é preciso planejamento.

"A unificação é prematura, porque não seria possível que todas as escolas desfilassem. O que se pode pensar é criar um critério para que de cada cidade sejam escolhidas duas escolas para concorrer. Na Baixada Santista tem um Carnaval nas cidades e um regional", disse Belber.

Para a presidente da União Cultural das Escolas de Samba de São Bernardo, Natalina Paronetti, é uma forma de prestigiar o trabalho regional, sem deixar a festa em cada cidade.

LIGA DO ABC
Outra discussão que deve acontecer na próxima reunião entre as ligas, dia 19, é a criação de uma liga regional, com um presidente e um vice de diferentes cidades. A entidade será responsável por discutir melhorias e buscar recursos junto aos governos estadual, federal e Consórcio Intermunicipal. O órgão informou que ainda não foi comunicado sobre a intenção das ligas.

"A unificação fortalece o Carnaval da região e vai buscar um bem comum para todas as cidades, além de ser uma abertura para a iniciativa privada", comentou a presidente da União das Escolas de Samba de Mauá, Sirlene Brito Couceiro.

A ideia é fundar a liga no dia 30, quando haverá o primeiro encontro regional "O Grande ABC do Carnaval", com todas as 69 entidades e ligas na Câmara Municipal de Mauá. O objetivo é discutir problemas comuns e apresentar as propostas que estão sendo discutidas entre as ligas.

"É importante fazermos esses encontros, para que possamos cobrar e fazer um melhor Carnaval", afirmou o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Diadema, Carlos Lima.

 

Secretários sugerem divisão das despesas e rodízio de sedes

A secretária de Cultura de Diadema, Maria Regina Ponce, concorda com a criação do Desfile das Campeãs do Carnaval do Grande ABC, mas disse que o município não tem condições de sediar o desfile se não houver colaboração com a estrutura. "A cidade não tem como arcar com essas despesas. Seria preciso uma colaboração de todas as administrações. Neste ano, fizemos o nosso desfile em apenas um dia por questões financeiras", afirmou.

O secretário de Esportes e Turismo de São Caetano, Gilberto Costa, defende que seja feito rodízio entre as cidades. "São Caetano pode sediar os desfiles das campeãs na Avenida Guido Aliberti, mas deve acontecer um revezamento entre os municípios", sugeriu.

Costa disse que tanto a criação do desfile quanto da  liga das escolas da região mostra o comprometimento e a seriedade do Carnaval. "A iniciativa vai enriquecer a festa, mas acredito que é importante manter as culturas regionais de cada cidade", ponderou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;