Setecidades Titulo Saúde mental
Diadema celebra com atividades o Dia de Luta Antimanicomial
Leonardo Santos
Especial para o Diário
19/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Para celebrar o Dia de Luta Antimanicomial, ontem, a Secretaria de Saúde de Diadema promoveu, no Quarteirão da Saúde, evento cheio de atrações com o intuito de conscientizar a população e combater o preconceito que cerca as pessoas com transtorno mental.

A equipe do Diário acompanhou as atividades, tais como apresentações de teatro, dança, música e até mesmo um show de talentos dos pacientes dos Caps (Centros de Atenção Psicossocial) de Diadema. Eles também expuseram seus trabalhos artesanais, cartazes e bolos caseiros para a população.

Para a Cláudia de Simone, uma das auxiliares do Caps Infantil, o preconceito ainda é grande. “As pessoas têm a ideia de que nossos pacientes são ‘malucos’. Isso é errado”, comenta. “Muitas vezes as limitações são impostas pela própria sociedade a essas pessoas.”

Há seis meses no Caps, Everton Rocha, 16 anos, expôs seus desenhos e cartazes no evento e salienta as melhorias em sua vida. “Sinto-me mais ativo, atento e até mais alegre. Eles (funcionários do Caps) nos passam uma sensação muito boa.”

A dona de casa Eliane Rosa, 30, elogiou o tratamento do filho Pedro, 5. “A fala dele melhorou muito e agora ele se socializa com as outras crianças”, avalia. “Sinto que está mais feliz e confiante.”

A coordenadora de Saúde Mental do município, Isabela Santana, afirma que a sensibilização das população é fundamental. “A inclusão é muito importante. Todos devem mudar o pensamento preconceituoso. É ótimo observar o crescimento e a melhoria dos tratamentos humanizados”, diz.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;