Setecidades Titulo
UBS é inaugurada no Jardim das Oliveiras
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
27/06/2009 | 07:01
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Bernardo inaugurou na sexta-feira na Estrada da Cama Patente a UBS (Unidade Básica de Sáude) Jardim das Oliveiras e anunciou que começou o estudo epidemiológico para avaliar o impacto da contaminação do bairro na saúde dos moradores. O posto é o primeiro prédio de Saúde instalado no bairro, que foi irregularmente loteado na década de 1990 e construído sobre antigo lixão.

Para montar a unidade, a Prefeitura investiu R$ 12 mil em equipamentos. O custeio mensal foi estimado em R$ 20 mil, cotizados com o governo federal. Segundo o secretário de Saúde Arthur Chioro, a capacidade da UBS é para a realização de cerca de 120 atendimentos diários.

"A unidade faz exatamente o mesmo trabalho que as outras. O diferencial é que a equipe está sendo preparada para desenvolver trabalho de monitoramento da população sobre potenciais danos causados pela exposição à contaminação", afirmou Chioro.

Dando continuidade às ações de atenção à saúde no bairro, o prefeito Luiz Marinho (PT) anunciou que o município encomendou, junto ao Centro de Estudos de Saúde Coletiva do ABC, órgão ligado à Faculdade de Medicina do ABC, um estudo epidemiológico com a população.

A proposta é avaliar o nível de saúde das famílias que se instalaram há mais tempo no Jardim das Oliveiras e comparar com famílias estabelecidas em outras regiões, além de monitorar os outros milhares de moradores do bairro.

Baseando-se em relatórios do IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica) de 2004 e 2007, a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) divulgou parecer em outubro alertando sobre a existência no bairro de substâncias nocivas à saúde, como benzeno, que é cancerígeno.

O prefeito não ofereceu prazo para o começo de estudos ambientais para determinar o tipo e o alcance da contaminação na área, A necessidade de ampliar a investigação foi determinada pela Justiça e a nova prospecção deverá ser iniciada ainda em 2009.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;