Setecidades Titulo
São Bernardo fechará saída da Lauro Gomes
Rafael Nunes
Do Diário do Grande ABC
20/08/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


O motorista que passa pela Avenida Lauro Gomes, em São Bernardo, não poderá mais fazer conversão rumo à Avenida Atlântica, em Santo André. A partir de segunda-feira, a Secretaria de Transportes e Vias Públicas do município fechará a saída.

O objetivo da mudança no trecho é eliminar um dos principais gargalos da cidade. Passagem para quem atravessa os dois municípios, o local possui semáforo de três tempos. Com isso, o motorista leva até cinco minutos parado no cruzamento entre a Lauro Gomes, Winston Churchill e início da Atlântica.

O trecho é alvo constante de reclamações de quem passa diariamente por ali. "É um trecho muito perigoso e demorado para atravessar. Não tem nenhuma alternativa próxima", reclamou a autônoma Fernanda Capuano.

A própria Prefeitura vê o acesso como uma ‘pedra no sapato' da administração. "Hoje há um conflito muito grande nesse cruzamento entre quem vai a Santo André e vem para São Bernardo", apontou Dirceu Marcos, chefe da Divisão de Operação e Fiscalização de Trânsito.

Com as mudanças, o tempo de espera nas paradas irá diminuir, com apenas duas sinalizações semafóricas. Ao longo da semana que vem, agentes de trânsito e um painel eletrônico serão deslocados para orientar os motoristas na travessia do trecho. As alternativas para quem quiser pegar a Avenida Atlântico serão Rua João Daprat, pela Senador Vergueiro e Winston Churchill, além do Corredor ABD.

A mudança faz parte da reestruturação viária do bairro Rudge Ramos, colocado em prática pela Prefeitura são-bernardense nos últimos meses. Com o início das obras de rebaixamento da Lions, a Avenida Lauro Gomes terá mão dupla a partir do dia 5. A mudança vai desde a Rua Afonsina até o fim da via, na Pereira Barreto. O objetivo é absorver os impactos criados pelas intervenções na Lions.

"Hoje a avenida (Lauro Gomes) é ociosa, com quatro faixas em apenas uma mão. Com o novo formato, será uma alternativa para quem quiser fugir das avenidas paralelas à Caminho do Mar e, futuramente, quando a Vergueiro for fechada para as obras da Lions", apontou Dirceu. Junto à reformulação nos sentidos da via, a Prefeitura vai instalar três semáforos na região para facilitar o acesso de veículos às ruas mais próximas.

O primeiro será colocado na saída da Rua Sergio Vieira de Melo (continuação da Avenida Kennedy), enquanto o segundo ficará próximo à Rua João Daprat.

 

Prefeitura fará projeto alternativo no Km 31 

A Prefeitura de São Bernardo vai apresentar projeto alternativo ao fechamento do Km 31 da Rodovia Anchieta. O município se propôs a enviar estudo para intervenção no trecho e evitar a necessidade de fechar o acesso.

"Vamos apresentar projeto para aquele trecho com novas faixas de desaceleração e raio de curvatura melhores", afirmou o secretário de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo, Oscar José Gameiro Silveira Campos.

O trecho é utilizado por moradores do Riacho Grande em dias de pico no trânsito local, evitando a saída principal do bairro. Na terça-feira, a Ecovias anunciou aos moradores do Riacho que fecharia o acesso devido ao risco de acidentes. Até o anúncio oficial das obras no Km 31, o município solicitou à concessionária da Anchieta-Imigrantes nova sinalização do local, na tentativa de evitar novos acidentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;