Memória Titulo Memória
A partida de um intelectual

Em depoimento gravado, concedido a vários interlocutores e conduzido pelo professor...

Ademir Medici
30/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


ACYLINO BELLISOMI

(São Paulo, SP, 26-2-1930 - Santo André, 28-9-2015)

Um intelectual. Assim pode ser definido o professor Acylino Bellisomi. Um pensador. Uma de suas últimas contribuições foi dada há dois anos, na Livraria Alpharrabio, quando revelou detalhes importantíssimos dos reflexos do golpe militar de 1964 no Grande ABC.

Em depoimento gravado, concedido a vários interlocutores e conduzido pelo professor Antonio de Andrade, da Metodista, Acylino discorreu longamente sobre aquele momento ímpar da história brasileira. Ele era vereador em Santo André. Resistiu o quanto pôde ao início do regime militar. Mas foi obrigado a renunciar ao mandato, juntamente com os vereadores Lincoln Grillo (depois deputado e prefeito de Santo André) e Alaor Caffé Alves (que foi secretário estadual de Meio Ambiente).

Claro, um dos entrevistadores de Acylino foi seu amigo e irmão, e também professor, Alexandre Takara. Uma amizade que vem da juventude, quando ambos faziam pesquisas em pontos como a Biblioteca Mário de Andrade, na Capital, e seguiam fazendo reflexões no trem que os conduzia a Santo André.

A fala de Acylino Bellisomi daquele sábado na Alpharrabio, quando foi fotografado por Dalila Teles Veras, estará no livro Comunicação e democracia no Brasil, 50 anos do golpe de 64, prestes a ser colocado na Internet e que, infelizmente, ele não terá oportunidade de ler.

O MESTRE

Professor secundário e diretor de curso preparatório para faculdades.

O JORNALISTA

Assinava a coluna Eu comento, em News Seller, antecessor do Diário. Em uma das primeiras colunas, do domingo, 11-11-1962, Acylino tascou: “Roubo - A última conta telefônica que a CTBC fez distribuir a cada usuário é uma afronta.”

O VEREADOR

1964. Líder da bancada do PTB à Câmara de Santo André; 1969 a 1973, também em Santo André, exercendo, entre outros, o cargo de presidente da Comissão de Cultura e Assistência Social.

O SECRETÁRIO

Cultura e Esportes de Santo André por duas vezes: 2001 a 2004, gestão de Celso Daniel e João Avamileno; e 2005 a 2008, gestão de João Avamileno e Ivete Garcia.

O PENSADOR

Fundador e integrante do Instituto Pensamento Educativo Cultural do Grande ABC.

A FAMÍLIA

Filho de Mario Bellisomi e Joana Bellisomi, Acylino Bellisomi era casado com Iracy de Andrade Bellisomi, pais de dois filhos, Márcio e Regina, nascidos em Santo André.

A PARTIDA

Acylino Bellisomi morreu anteontem à noite em sua residência. O corpo foi velado ontem no Teatro Municipal de Santo André e sepultado à tarde no Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.

LUTO

O prefeito Carlos Grana decretou luto oficial de três dias pela morte do professor Acylino.

Diário há 30 anos

Domingo, 29 de setembro de 1985 - ano 28, nº 5942

Ribeirão Pires – Uma cidade dividida: fechada a passagem de nível junto à estação; veículos automotores precisam dar grandes voltas para transitar no Centro.

Duas pátrias – Brasileiros na Itália. Mais pedidos de cidadania. Muitos interessados no Grande ABC. Reportagem: Wagner Dotto.

Monumentos – As estátuas e monumentos espalhados pelas praças do Grande ABC falam pouco da história regional. Muitos homenageiam quem nada tem a ver com os municípios, como a estátua de Kennedy ou a Mãe-Preta. Reportagem: Eduardo Borga, com fotos de João Colovatti e Luciano Vicioni.

Saúde – Homeopatia ensaia primeiros passos na rede oficial. Preconceito diminuiu e convivência se impõe. Reportagem: Valdir dos Santos, com a colaboração de Letícia Campos.

Comércio – Feiras livres precisam mudar, mas não há planos. Reportagem: Rosa Baptistella Faro.

Domingo em Mauá – Os alunos do Viscondinho em 1951.

Domingo em Ribeirão Pires – As capelas da cidade.

Domingo em São Bernardo – A Avenida Wiston Churchill em uma foto de Beltran Asêncio, o fotógrafo da cidade.

Em 30 de setembro de...

1880 – Nasce Flamínio de Oliveira (1880-1931), patrono de escola em São Bernardo.

1915 – Notícias do Juqueri dizem que o professor Luiz Cardoso Franco, que sofrendo das faculdades mentais ali se acha recolhido, tem experimentado sensíveis melhoras, havendo esperança de completa cura.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Anunciada a conclusão de um acordo entre a Bulgária e a Alemanha’.

1965 – Governador Adhemar de Barros inaugura em Santo André a Central da Rádio Patrulha, recentemente criada para atender ao Grande ABC.

1970 – Prefeitura de São Bernardo inaugura a nova Cidade da Criança, com 134 brinquedos. Entre os novos brinquedos, um cartódromo mirim e um mini-circo.

- Ônibus voltam a correr no itinerário Taboão, Vila Morais, Jardim da Saúde, Ipiranga e Cambuci. Esta linha havia sido paralisada em novembro de 1968.

1975 – Engenheiro Marcel Preotesco toma posse como presidente da Comissão Municipal do Mobral em São Bernardo. Mobral: Movimento Brasileiro de Alfabetização de Adultos.

- Anunciada instalação do primeiro Centro de Valorização da Vida (CVV) em Santo André, à Rua Dona Carlota, 154. O CVV vinha funcionando há 13 anos na Capital.

Santos do Dia

- Na estampa, São Jerônimo (Dalmacia 347 – Belém 420). Chamado pelo papa Dâmaso no ano 382 para ser seu secretário particular, foi incumbido de traduzir a Bíblia do grego e do hebraico para o latim. Neste trabalho ele dedicou quase toda sua vida. O conjunto final de sua tradução da Bíblia em latim chamou-se Vulgata e se tornou oficial no Concílio de Trento. Foi declarado padroeiro dos estudos bíblicos.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Simão de Crépu

- Gregório, o Iluminador

Hoje

- Dia da Secretária. A função surgiu nos EUA, na década de 1930, e, no Brasil, após a Segunda Guerra Mundial, com a expansão industrial.

- Dia do Ferroviário. Marca também a criação da Rede Ferroviária Federal, ocorrida em 30-9-1957.

- Dia Nacional do Jornaleiro.

- Dia Internacional da Navegação.

- Dia Mundial do Tradutor. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;