Diarinho Titulo Tira-Dúvidas
Como é feito o chiclete?

Muitas misturas marcam o processo para se formar a guloseima de várias formas e gostos

Caroline Ribeiro
Especial para o Diário
17/05/2015 | 07:22
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


O chilete é feito basicamente da mistura entre uma borracha sintética chamada goma-base com açúcar, xarope de glicose, corantes e aromatizantes. 

A primeira etapa consiste na produção da goma-base. As matérias-primas utilizadas nesta etapa são borracha sintética e parafina (derivadas do petróleo), óleos vegetais (que atuam como emulsificantes, responsáveis por deixar a massa com uma cara única, sem a possibilidade de se identificar os diferentes itens), antioxidantes (conservantes) e carbonato de cálcio (que faz aumentar o volume). 

Depois disso, a goma-base é derretida (em uma temperatura bem quente de aproximadamente 90ºC) e nela são acrescentados açúcar ou adoçante, além de elementos como aromas, corantes, ácidos cítricos e glicerina utilizando. Tudo é feito com a ajuda de um equipamento chamado misturador. Em seguida, o material obtido é colocado em bandejas para resfriamento. 

Com o produto já endurecido depois de um tempo, ele é fatiado no tamanho exato de cada chiclete. Eles ganham aquela casquinha crocante quando são recobertos com xarope especial feito de açúcar ou adoçante e amido. Depois de todo esse processo, o produto já está pronto para fazermos bolinhas de chiclete de todos os tamanhos. 

Faz mal ou não engolir a goma de mascar?

Um dos maiores mistérios em torno do chiclete é se podemos ou não engolí-lo. Na verdade, acaba não sendo algo extremamente grave para a saúde, mas o indicado é evitar ao máximo que ele chegue ao estômago. 

Crianças pequenas que engolem chicletes correm o risco de ter as vias aéreas bloqueadas ou de ter interrompido o fluxo intestinal, responsável por levar os alimentos ingeridos para os órgãos que trabalham na digestão. A borracha da guloseima não consegue ser destruída pelo corpo para facilitar sua digestão e ela vai para o intestino para ser eliminada.

Mascar chiclete com a barriga vazia pode causar problemas estomacais, pois há um estímulo desnecessário à produção de enzimas gástricas (que possuem a missão de reduzir as moléculas dos alimentos ingeridos para facilitar que os nutrientes sejam absorvidos pelo organismo). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;