Política Titulo
Comissao examina possível sabotagem na morte de JK
Do Diário do Grande ABC
27/06/2000 | 22:18
Compartilhar notícia


A Comissao Especial da Câmara dos Deputados criada para investigar a morte do ex-presidente Juscelino Kubitschek vai examinar a possibilidade de sabotagem no Opala que conduzia Juscelino pela estrada da Via Dutra, em Sao Paulo. Antes do acidente, ocorrido no quilômetro 165, o ex-presidente parou no Hotel Fazenda Villa-Forte, situado no quilômetro 168, no distrito de Engenheiro Passos, em Resende (RJ). Como a passagem pelo hotel nao consta do processo sobre a morte de Juscelino e nem foi investigada, a comissao quer apurar a possibilidade de o veículo ter sido sabotado durante a parada no hotel.

Em depoimento nesta terça-feira à comissao, o jornalista Ivo Patarra, que publicou reportagens sobre o assunto na revista Caros Amigos, afirmou que o hotel era do brigadeiro Milton Junqueira Villa-Forte, já morto e um dos responsáveis pela criaçao do serviço secreto da Aeronáutica. Segundo Patarra, Juscelino teria entrado no hotel motivado por uma reuniao com militares dispostos a lhe oferecer apoio político. O jornalista afirma que obteve a confirmaçao da passagem de JK por meio do filho do brigadeiro, Gabriel Villa-Forte, que até hoje administra o hotel. Patarra diz que Juscelino teria ficado no estabelecimento por uma hora e meia.

"Esse espaço de tempo nos interessa, porque foi o momento onde se deu a possibilidade de ter havido sabotagem", diz o relator da comissao, deputado Osmânio Pereira (PMDB-MG). O presidente da comissao, deputado Paulo Octávio (PFL-DF), pretende ouvir o filho do brigadeiro. "Vamos estudar a possibilidade de visitar o hotel", disse. Paulo Octávio quer investigar também o horário exato em que Juscelino saiu de Sao Paulo. "Comparando com a hora do acidente, saberemos quanto tempo ele permaneceu no hotel", explica.

O Hotel Villa-Forte é o mesmo local onde foi registrada a última imagem do ex-presidente. Um casal que visitava o hotel reconheceu Juscelino naquele mesmo dia e pediu para fotografá-lo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;