Política Titulo Após racha
PT-Mauá prepara ato de desculpas a Oswaldo Dias

Chapa Donisete Braga/Paulo Eugenio é inscrita no diretório

Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
29/05/2012 | 07:01
Compartilhar notícia


Para tentar restabelecer a unidade no partido, o PT de Mauá prepara ato de desagravo (reparação de afronta) ao prefeito, Oswaldo Dias. O racha na sigla foi deflagrado há 12 dias, quando o deputado estadual Donisete Braga e o vice-prefeito e secretário de Saúde, Paulo Eugenio Pereira Júnior, lideraram movimento para impedir a reeleição do chefe do Executivo antes mesmo de ele ficar inelegível, dia 21.

Os grupos de Donisete e Paulo Eugenio, que ostentam a maioria interna, integram a organização do evento, que deve ocorrer sexta-feira. O ato se configuraria em um pedido de desculpas da dupla a Oswaldo, que classificou a manobra encabeçada por ambos de "tentativa de golpe" - o propósito oficial seria protestar contra o julgamento do Tribunal de Justiça que deixou o prefeito inelegível.

Ontem, o vereador e secretário do PT de Mauá, Rômulo Fernandes, inscreveu a chapa Donisete/Paulo Eugenio no diretório. Além do deputado, o ex-secretário de Obras, Hélcio Silva, está inscrito como pré-candidato a prefeito, sem indicação de vice, mas com apoio de Oswaldo.

Apesar de iniciativa para tentar evitar que o partido vá rachado para a eleição, o ato de desagravo é visto com ressalvas pelo prefeito, por Hélcio e pelo presidente do PT mauaense, Leandro Dias. Os três ainda não digeriram a manobra contra a reeleição do chefe do Executivo, que mantém apoio a seu ex-secretário.

"Essa não é a prioridade", enfatiza Leandro, preocupado em reorganizar o processo de escolha do candidato petista - Oswaldo foi referendado por unanimidade pelos delegados em abril. Ele pede auxílio das executivas nacional e estadual do PT para conduzir a tarefa.

 

PEDIDO NEGADO

Hélcio Silva negou o pedido de Paulo Eugenio, que na sexta-feira disse esperar que o ex-secretário retire sua pré-candidatura. "Retirar significa o prefeito fora da chapa, o que é inconcebível. Vou para a disputa", reforça.

O pré-candidato ainda antecipou que não participará de nenhum ato promovido por Donisete e Paulo Eugenio para colocar panos-quentes na articulação contra o chefe do Executivo. "Participar seria aceitar o que eles fizeram."

O prefeito tenta, ao menos, emplacar Hélcio como vice de Donisete. Desta forma, o partido sacaria Paulo Eugenio da chapa e responderia contra a "tentativa de golpe".

Oswaldo garante não saber do ato e se esquiva ao responder se compareceria. "Não posso me posicionar pelo o que a imprensa me diz." Questionado se a chapa Donisete/Paulo Eugenio é capaz de recuperar a unidade no PT, nova saída pela tangente. "O Hélcio está inscrito. Dou meu apoio a ele."

Donisete e Paulo Eugenio não retornaram aos contatos da equipe do Diário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;