Política Titulo
Oposição contesta lei que nomeia escola em Mauá
Havolene Valinhos
Do Diário do Grande ABC
30/06/2010 | 08:30
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


De nada adiantou a polêmica levantada pelos vereadores de oposição na Câmara de Mauá durante as últimas semanas. Em segunda discussão, foi aprovado ontem o projeto de lei do Executivo que prevê a criação de duas escolas municipais e dá suas denominações. A proposta teve quatro votos contrários, sendo três da oposição, que julga a lei irregular.

O imbróglio está no texto da lei que cria duas unidades de escola municipal junto à Secretaria de Educação que serão denominadas Professora Jeanete Beauchamp, localizada no bairro Feital e Patrícia Martinelli Ferreira Panigalli, que fica no Jardim Elizabete. Porém, o documento não esclarece o que será feito com a escola que até agora funcionava no Feital com o nome de Clotilde Alvares Doratiotto, que morreu em 2004, sogra do ex-prefeito de Mauá, Leonel Damo (sem partido) e avó materna da deputada estadual Vanessa Damo (PMDB).

Contudo, segundo os governistas os alunos da escola Clotilde vão para o prédio ao lado que passa a se chamar EM Professora Jeanete Beauchamp, ex-secretária de Educação que esteve à frente do cargo entre 1997 e 2000, durante gestão de Dias (1997-2004). O vereador Manoel Lopes (DEM) afirma que na realidade trata-se de ampliação da escola Clotilde. "Se criaram duas novas escolas onde ficam? A do Elizabete existe, mas a que querem denominar Jeanete é uma construção de um novo prédio escolar da EM Clotilde Alvares Doratiotto. Mas não citam a escola na lei. Foi desativada? Para onde foram os alunos? Porque não deram baixa na Câmara."

O democrata argumenta que a lei estaria correta se a escola Clotilde continuasse funcionando e fosse construída nova escola. "Mesmo que seja aceita nova denominação a escola Clotilde continua existindo porque está registrada na Secretaria de Educação do Estado." A bancada de oposição apresentou emenda, que foi rejeitada, para que o nome de Jeanete Beauchamp seja dado ao Centro de Formação de Professores, outro equipamento municipal. "Estamos consertando erros para evitar problemas no futuro", disse Lopes.

Os governistas garantem que o local será utilizado como Cras (Centro de Referência de Assistência Social). "Será feita reforma para adaptar projeto arquitetônico. O que está em jogo é ampliação da escola", disse o líder governista, Rômulo Fernandes (PT).

Extraordinária - O Legislativo aprovou em primeira discussão item que autoriza o Executivo a alienar bens considerados inservíveis, mediante leilão e após prévia avaliação. Hoje acontece segunda votação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;