Diarinho Titulo Dia dos Pais
Homenagem a uma pessoa especial
Tauana Marin
Diário do Grande ABC
13/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Muita cola, glitter, tesoura, pincéis, tintas e criatividade. Encontrados em casa e na escola, esses são itens que podem ser utilizados para a criação de um presente bem legal. E nesta semana não faltam motivos para colocar a ‘mão na massa’ e fazer tudo com muito carinho. Afinal, hoje é comemorado o Dia dos Pais, data especial que é sinônimo de segurança, aprendizado e proteção – sendo representado muitas vezes por avôs, tios, padrastos, irmãos ou pelas próprias mães.

“Gosto de fazer coisas criativas para dar de presente. E amei fazer o porta-retrato de macarrão. Estou ansiosa para entregar ao meu pai”, conta Giovanna Negretti, 7 anos, sobre o item que aprendeu a montar em aula no Colégio Liceu Monteiro Lobato, de Santo André. Ao fazer o trabalho, lembrou de um dos talentos do pai. “Ele é um ótimo cozinheiro.”

A colega Lara Ceresuella Ruiz, 8, também aprovou a confecção do presente. “O mais divertido é pintar. Acho que meu pai nunca ganhou um porta-retrato assim. Ele vai adorar”, conta a menina, ressaltando que também planeja entregar uma carta. “Meu pai merece, Ele brinca comigo de tudo, de videogame a boneca.”

A proximidade com o pai por meio do futebol deixa feliz Marcelo Sampaio Aguiar, 8. “Ele dribla muito bem. Gosto desses momentos.” O amigo César Sanches Gaiozo, 7, também curte os momentos de quando brinca de bola na companhia do patriarca. “Assistimos jogos, jogamos bola e ele ainda me ajuda nas lições. Estou muito animado para dar uma foto minha a ele.”

AMOR EM CARTÃO - No Colégio Ábaco, de São Bernardo, os alunos também se prepararam para as celebrações de hoje. A elaboração de um cartão deixou a turma animada. “Escrevi para meu pai que gosto do jeito que cuida de mim e que adoro aprender as coisas, como quando me ensinou a andar de bicicleta”, detalha Nathália Borali Boldori, 7. Dentre as coisas que admira sobre o companheiro, João Pedro Mei Santana, 7, destaca o fato de saber consertar vários itens. “Também fazemos muitas coisas juntos, como assistir filme, brincar, comer. Amo ele.”

Maria Luiza Felix Moreno, 7, vai passar o domingo na companhia do pai e deseja aproveitar o dia ao máximo. “Acho ele um herói. Por isso vou falar o quanto gosto dele em uma cartinha.” Outro que também escreveu algumas palavras bonitas foi Vinícius Degasperi Guilhen Cardoso, 7, pronto para dizer que o patriarca tem lugar certo em seu coração. “Gosto tanto dele, porque é corajoso e se diverte comigo. Caprichei no cartão.”

Data surgiu nos Estados Unidos e chegou ao Brasil nos anos 1950

A festividade pelo Dia dos Pais, da forma como conhecemos, surgiu em 1909, nos Estados Unidos. Na ocasião, Sonora Louise Smart Dodd decidiu homenagear o pai – veterano militar da guerra civil – e mostrar quanto orgulho sentia dele no seu aniversário. A ideia foi apoiada por outras famílias e uma grande festa foi celebrada. Mas a data só foi oficializada em 1972, por meio de determinação do então presidente norte-americano Richard Nixon (1913-1994). Dali em diante, entrou no calendário do país sempre no terceiro domingo de junho.

No Brasil, o Dia dos Pais chegou em 1953, quando um jornal do Rio de Janeiro buscava atrair anúncios para suas páginas. A data escolhida inicialmente era 16 de agosto, que também marcava o Dia de São Joaquim (pai de Maria de Nazaré e avô de Jesus Cristo na história cristã). Atualmente, a festa acontece no segundo domingo do mês de agosto e é considerada muito importante para o comércio brasileiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;