Palavra do Leitor Titulo Artigo
Doenças ortopédicas congênitas

A ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças dos ossos e todos os elementos relacionados ao aparelho locomotor

Do Diário do Grande ABC
30/09/2014 | 07:55
Compartilhar notícia


Artigo

A ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças dos ossos e todos os elementos relacionados ao aparelho locomotor, como músculos, ligamentos e articulações. Esse sistema é extremamente importante, pois é o responsável pelo movimento, que por sua vez é essencial para manter as funções cardiocirculatórias e metabólicas do ser humano.

As anomalias congênitas podem afetar qualquer osso ou músculo do organismo, mas os ossos do crânio, do rosto, da coluna, da bacia, das pernas e dos pés são, frequentemente, os mais afetados.

Doenças ortopédicas congênitas são doenças osteomusculares que afetam os recém-nascidos, ou seja, o indivíduo nasce com elas, e na maioria das vezes se apresentam com deformidades. O diagnóstico precoce é essencial já nos primeiros dias de vida para que as sequelas sejam as menores possíveis e não haja comprometimento no desenvolvimento saudável do indivíduo. O órgão mais afetado é o sistema músculoesquelético, sendo os locais mais atingidos as extremidades tanto superiores quanto inferiores – as mãos e os pés –, os quadris e a coluna vertebral.

Outro local muito prejudicado pela enfermidade são os joelhos. Considerados uma das articulações mais complexas do organismo humano, eles podem apresentar deformidades como o joelho varo, que é quando o local apresenta a angulação para fora com as pernas arqueadas, ou o joelho valgo, que é aquele que se apresenta com angulação para dentro, muitas vezes conhecido como joelho em ‘x’. Quando não tratadas de forma adequada, essas alterações podem favorecer o desenvolvimento precoce da osteoartrose

O diagnóstico é feito com avaliação ortopédica, exame fisico detalhado e complementado com exames de imagem, como raio X e tomografia. O tratamento depende do grau de valgismo, ou varismo, e da idade de cada paciente. Quando as deformidades são ângulos levemente alterados podem ser corrigidas espontaneamente, necessitando apenas do acompanhamento ortopédico durante o crescimento da criança. Já os ângulos mais acentuados, ou seja, acima de dez graus de valgo, podem ser tratados com utilização de órteses e/ou calçados ortopédicos. De qualquer forma, a correção deve ser lenta e progressiva.

Nos casos mais graves, com deformidades severas, a intervenção cirúrgica pode ser necessária, mas avaliação é feita de acordo com cada situação. Além disso, a fisioterapia é parte importante do tratamento no sentido de ajudar a corrigir o desequílibrio muscular presente nos casos de deformidade.

Moisés Cheidde Neto é ortopedista e traumatologista do Hospital Assunção.<EM>

Palavra do leitor

Resolvido!
Agradeço imensamente a este Diário! Semana passada, fiz reclamação nesta coluna Palavra do Leitor referente a um morador de rua que estava colocando fogo na vegetação e tinha montado acampamento na praça em frente ao Cemitério da Vila Pires. Passei por lá dia 28 e tudo está resolvido. O morador não está mais no local nem a sujeira que havia espalhado por lá. Temos que tomar conta do bairro para que não danifiquem o que foi plantado há anos. Mais uma vez, agradeço ao Diário e às autoridades que tomaram providências.
Thelma Ribeiro
Santo André

Aí, não!
Dilma Rousseff foi à ONU (Organização das Nações Unidas) fazer autopromoção do seu brilhante desgoverno. Até aí era de se esperar do que essa gente é capaz. Agora, dizer que é a favor do diálogo com pessoas que cortam cabeças e cometem tantas outras atrocidades é o fim da picada! Não acredito que Dilma Rousseff tenha capacidade de escrever uma folha sequer de algo razoável sobre qualquer assunto, não tem esse dom nem mesmo quando fala, mas daí a dizer uma coisa dessas é não saber nada de nada. Deveria se desculpar publicamente.
Nelson Mendes
São Bernardo

Cultura x política
Assistindo aos debates para o governo de São Paulo e para presidente da República observo que nenhum candidato, nenhum, fala em propostas para a Cultura, arte e entretenimento. Realmente somos Nação pobre de Cultura, pois quando temos acesso à mesma é porque pagamos. Em nível nacional pouco se vê a ministra da Cultura, Marta Suplicy, ou seja, ela nada está fazendo para sermos País de referência cultural, pois não será a ‘esmola’ denominada Vale-Cultura que mudará o cenário escasso cultural. Triste realidade! Por isso que sinto nojo desses candidatos que fazem da política emprego e não forma de melhorar a vida do povo.
Thiago Scarabelli Sangregorio
São Bernardo

Grana
Em algumas das várias propagandas que circulam pelo bairro onde moro, o Parque Erasmo, em Santo André, Carlos Grana diz que quem ama a cidade por ele governada vota nos candidatos por ele apoiados. Pois bem. Digo ao ilustre prefeito que amar o município de verdade é não deixar as ruas esburacadas nem animais mortos nas mesmas. Muito menos ignorar o mato que se alastra pelas vielas, as luzes de semáforos e postes queimadas e, também, não infestar o Centro do município com estacionamentos rotativos pagos. Para quem até agora não fez nada, está falando muito, senhor prefeito.
Carlos Alencar Ribeiro
Santo André

Dormindo?
Acorda, gente! Vocês não estão enxergando o que vem atrás da candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff? Vêm os rombos, falcatruas e conchavos. E se o Paulo Roberto Costa disse que se falasse tudo não iria ter eleição, quem estaria fora seria a mentora, ou seja, Dilma Rousseff. E como o ministro Ricardo Lewandowski quer reeleição da presidente, é melhor o povo não saber. Ela protege os bancos e os planos de saúde, frequenta casamentos na Quinta da Baronesa, do dono da operadora de planos de saúde Qualicorp, oferece banquetes para os banqueiros etc. E ainda fala que é a Marina Silva que é amiga e pega dinheiro da Neca Setúbal e que quer entregar o BC (Banco Central). Tudo mentira! O BC deve estar na mesma situação da Petrobras. Quanto ao Lula, ele acha normal o pobre tirando do rico. Será que é por isso que ele pede tanto dinheiro aos bancos ? Cuidado, Dilma Rousseff está se fazendo de boazinha, mas, se ganhar, vai ficar pior. E agora ela quer saber o peso das malas que os brasileiros trazem do Exterior? Isso é ditadura. Pense bem antes de votar.
Nilzete Oliveira
São Caetano

Em Mauá
Como morador de Mauá, quero parabenizar o atual secretário de Mobilidade Urbana, Azor Albuquerque, pela implantação de sinalização por toda a nossa cidade. Mauá sempre teve trânsito precário e estava carente desse tipo de investimento e sinalização. Já vi vários acidentes na Avenida Papa João XXIII quando voltava para casa, vindo do trabalho. Agora, tenho observado a instalação de defensas para proteger os carros de acidentes. Vi também a instalação de sinalizadores para demarcar a pista em pontos que usuários faziam conversões perigosas. Salvar vidas é mais importante do que abrir ruas e avenidas. Parabéns à Secretaria de Mobilidade Urbana e espero que os investimentos continuem, para Mauá ter sinalização de trânsito decente e condizente com o tamanho da cidade.
Robson de Souza Andrade
Mauá  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;