Esportes Titulo Visita
Ilustre, Hernanes retorna a
Diadema para homenagem

Badalado craque da Lazio recebeu camisetas de equipes do
município lembrando o tempo em que jogava nos campinhos

Nelson Cilo
Do Diário do Grande ABC
13/06/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


O volante Hernanes, 26 anos, não era famoso nos tempos em que frequentava os campinhos de terra batida no futebol amador de Diadema. Ele voltou na sexta-feira à cidade para curtir as homenagens das autoridades esportivas locais e até mesmo da Polícia Militar. O badalado craque da Lazio recebeu camisetas de equipes do município. Uma delas das mãos do presidente da liga, Marcos Ferreira da Silva, o Marquinhos, que comandou a concorrida cerimônia.

A placa de prata entregue pelo mestre Dirceu Maluza, o primeiro técnico dele na escolinha rumo ao profissionalismo, emocionou-o demais. Passava humildade. Nem parecia que o ídolo da torcida italiana subiu como nunca na carreira.

 

ASSÉDIO

Tudo aconteceu em uma pequena sala da entidade lotadíssima de fãs que lá compareceram para reverenciar a ilustre personalidade. "É como se o Hernanes fosse filho de nossa terra", justificou Marquinhos, ao elogiar o comportamento exemplar do ex-volante da Seleção Brasileira (e atual meia na Itália), que frequenta Diadema desde a época dos jogos de várzea na periferia. Pelo menos até que transferisse para o circuito europeu. "É um garoto humilde, que não mudou o jeito simples de antes", observava o dirigente, ao vê-lo sorrir meio sem graça à platéia que o aplaudia.

 

HONRARIA

Apesar da habitual timidez, Hernanes agradeceu a tantas manifestações de carinho. "Saibam vocês que me sinto honrado. Nem sei como como retribuir. Isso me deixa muito feliz", assumia o personagem da manhã naquele ambiente solidário. Abraços, cumprimentos, poses para fotos e autógrafos concedidos especialmente às crianças que procuravam assediá-lo. Enfim, as imagens não mentiam. Lá estava o herói daquelas crianças.

 

NO BRUNÃO

Não há como desvincular o currículo de Hernanes do Grande ABC. Em 2006, o São Paulo decidiu empresta-lo ao Santo André, que surprendentemente o manteve na reserva. Às vésperas de retornar ao Morumbi, porém, Ruy Scarpino fixou-o como titular. A indiferença dos treinadores que ignoraram o talento do ex-tricolor não chegou aparentemente a magoar o dono da nova bola da Lazio, que agora preferiu a diplomacia ao abordar a sjuposta humilhação.

"Aquilo (o esquecimento no banco de suplentes) só me ajudou a crescer na vida pessoal e profissional. Não desanimava. Ao contrário: serviu como estímulo para que eu vencesse as dificuldades. Pensava comigo: puxa, se eu não puder vestir esta camisa, como é que vou retornar ao São Paulo? Ou jogo aqui ou em lugar algum. Reconheço que o Santo André teve muita importância para o meu futuro na carreira. Sou grato ao clube", amenizou ele.

 

SELEÇÃO

Quanto à ausência na recente lista de Mano Menezes para definir o Brasil da Copa América, em julho, na Argentina, Hernanes admitiu que a expulsão diante da França, no amistoso de fevereiro, em Saint-Denis, o tenha prejudicado. Aos 39 minutos do primeiro tempo, ele cravou a chuteira no peito de Benzema.

"É possível que sim. Mas não acho que o meu cartão vermelho nos levasse à derrota (1 a 0). Já vi times utilizarem só dez em campo e mesmo assim ganharem. Mas, se eu evitasse aquilo, talvez não ficasse agora de fora", afirmou o atleta.

 

SONHO

Hernanes mantém o sonho de reaparecer na lista de Mano. Ele negou que o treinador o tenha repreendido. "Não brigamos. Só falou que jogadas como a minha e aquela do Douglas (perdeu a jogada e permitiu o contragolpe no gol argentino) atrapalham as grandes equipes. Mas ficou tudo bem. Vou batalhar para recuperar meu espaço na Seleção. Sempre fui de muita luta. Não sei desistir", avisou.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;