Política Titulo Mauá
Edílson nega criação de Pasta para Chico do Judô

Ex-vereador será assessor especial de Cultura, Esporte e Lazer

Bruno Coelho
Do Diário do Grande ABC
25/04/2013 | 07:33
Compartilhar notícia


O secretário de Governo de Mauá, Edílson de Paula (PT), negou que o ingresso do ex-vereador Francisco de Carvalho Filho, o Chico do Judô (PDT), na administração do prefeito Donisete Braga (PT) seja indício de que o Paço pretende segregar a Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, hoje sob tutela de Waldir Luiz da Silva. Por enquanto, o pedetista ocupará o cargo de assessor especial da Pasta e sua portaria deve ser publicada hoje no Diário Oficial do município.

Edílson mantém o posicionamento de que a administração municipal não enviará, neste ano, o segundo projeto de reforma administrativa, com intuito de evitar mais despesas ao erário. O secretário também descarta separar os segmentos de Esporte e Cultura. "Isso não foi cogitado. Ele será assessor especial", discorreu.

A hipótese de haver mais mudanças no primeiro escalão do governo municipal é levada para 2014, quando o Orçamento desse período estará adaptado à criação de secretarias. Até lá, o governo Donisete espera contar com os R$ 2 milhões mensais do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) após acordo com a Caixa Econômica Federal e ter acertado o imbróglio do passivo de R$ 126 milhões de restos a pagar às prestadoras de serviços.

Chico do Judô, por sua vez, descartou que foi no diálogo com Donisete que tenha abordado criação de secretaria. Ele mantém conversas com o prefeito para assumir a função de assessor especial da Pasta desde o começo deste ano, mas por motivos de Saúde - fez transplante de fígado em novembro -, só agora assumirá o cargo.

Com experiência como titular da Pasta de Esportes nas gestões de Diniz Lopes (PR, 2005) e Leonel Damo (então PV, hoje no PMDB, 2006 a 2008), o ex-parlamentar destaca a experiência no segmento esportivo como o motivo para o interesse de Donisete. Hoje, ele preside a Federação Paulista de Judô. "Fui chamado por ser um profissional da área. Sempre atuei no esportes", disse.

O pedetista ficou designado para ser interlocutor entre Paço e a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, comandada pelo ex-prefeito de São Caetano José Auricchio Junior (PTB). Seu objetivo será atrair programas esportivos e investimentos do Palácio dos Bandeirantes para Mauá.

O trânsito de Chico do Judô na empreitada pode ser facilitado com a presença de Auricchio e Clóvis Volpi (ex-PV) como secretário adjunto do setor. O ex-gestor de Ribeirão Pires esteve na Câmara na terça-feira, para enfatizar que a secretaria está a serviço do município. "Volpi e o Auricchio representam a região e, por isso, acredito que teremos projetos importantes", completou.

PROJEÇÕES

Novo integrante do governo Donisete, Chico do Judô condiciona uma futura candidatura a deputado estadual a aval do petista. "Esse assunto não foi abordado (com Donisete), até porque não tenho nada definido no momento. Mas vou consultá-lo", ponderou.

O cargo não está relacionado a algum tipo de cota ao PDT no Paço, sigla presente na sustentação do governo petista na Câmara. O ex-vereador conversa com outros partidos e pode sair da legenda brevemente.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;