Política Titulo Ribeirão Pires
Hércules é escolhido líder de governo

Republicano assume vaga de Mercedes D'Orto durante licença médica da vereadora

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
25/04/2013 | 07:32
Compartilhar notícia


O vereador Hércules Giarola (PR) foi escolhido novo líder do Executivo na Câmara de Ribeirão Pires. O republicano ficará no cargo até Mercedes D'Orto (PV) voltar de licença médica - o que ainda não tem data para ocorrer.

A aproximação com o prefeito Saulo Benevides (PMDB) foi o diferencial do parlamentar para conseguir a vaga de líder. O republicano é considerado um dos ‘queridinhos' da administração e foi o único integrante da Casa que viajou com o chefe do Executivo para conhecer projetos na área da Saúde. Em março, os dois estiveram em Chapecó, Santa Catarina, para estudar gestão de sistema municipal de Saúde com baixo custo.

Hércules teria sido a aposta do peemedebista justamente pela proximidade. O republicano minimizou o status que ganhou após ser anunciado líder da administração na Câmara. "O governo tem enviado projetos, mas existe resistência porque chegam em regime de urgência. Conversei com os vereadores e ninguém é contra as propostas feitas até o momento. Portanto, tenho defendido apenas o teor das matérias", alegou.

Assim como Mercedes, Hércules vem de um partido que estava na base de sustentação da gestão passada. O republicano foi secretário de Ouro Fino entre 2011 e 2012. "Na eleição municipal, PMDB e PR ficaram em lados opostos por acordos estaduais e nacionais. Mas antes de políticos, eu e o Saulo somos amigos", disse.

O líder recordou que o atual prefeito foi responsável por seu ingresso na política, em 2007. "Foi ele que me filiou ao PSC. A aproximação prevaleceu desde então", reiterou. Depois Hércules foi para o PSDC e em 2011 passou a integrar o PR.

A nomeação de um vereador do PR para ocupar a liderança reforça as investidas do governo para desestabilizar o grupo de nove parlamentares ligados ao ex-prefeito Clóvis Volpi (sem partido). PR e PV ensaiaram desde o começo da legislatura um bloco oposicionista, mas a criação não prosperou.

O novo líder do governo explicou que Nonô Nardelli, comandante do PR na cidade, deu sinal verde para a permanência de Hércules na liderança. "A direção partidária me deixou livre para qualquer situação. Apesar da divergência na eleição, a legenda permitiu que eu ficasse à vontade para escolher o melhor caminho. A postura com o Gabriel (Eid Roncon) e a Diva (do Posto) tem sido a mesma", ressaltou.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;