Cultura & Lazer Titulo Especial
Arte pelas paredes

Salão de Arte Contemporânea de Santo André expõe 68
obras de 28 artistas a partir desta quinta; entrada é grátis

Daniele Tavares
Do Diário do Grande ABC
25/04/2013 | 07:10
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Hoje começa a 41ª edição do 'Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto'. O evento é uma realização da Prefeitura de Santo André em conjunto com a Casa do Olhar da cidade, de mesmo nome. A partir das 19h, no Salão de Exposições do Teatro Municipal, o público poderá acompanhar 68 obras de 28 artistas escolhidos por um júri formado pelos críticos Nancy Betts, Daniel Caballero e Agda de Carvalho.

Durante a inauguração do Salão, o artista Renan Marcondes, que ganhou o 'Prêmio Estímulo' desta edição, irá se apresentar em uma performance de expressão corporal, reproduzindo os movimentos do vídeo que usou para se inscrever na seleção.

As categorias das obras são diversas, como pintura, desenho, gravura, escultura, objeto, instalação, interferência, videoarte e fotografia. A aposta de Agda Carvalho, uma das juradas do concurso, são as pinturas. "Esse universo me intriga muito, é muito bom quando há essa vontade dos jovens em pintar. Mesmo com esse bombardeio de tecnologia, eles retomam os materiais mais tradicionais e é aí que trazem coisas inusitadas em meio a todas as obras que temos", diz.

Segundo Agda, o salão traz uma presença muito forte de técnicas tradicionais. "Nas obras que foram enviadas para a seleção, podemos ver que a tecnologia não tomou conta da arte, ainda há trabalhos com características tradicionais. Os artistas conseguem inovar os meios e a si mesmos dentro da temática contemporânea clássica", completa.

Sete obras foram premiadas. Entre elas estão 'PG23' de Ricardo Luiz Bueno Aguiar; 'O Sorvete', de Alex dos Santos; 'Painel', de Marcelo Berg; além de 'O Que Paulo Me Ensinou' e 'Paisagem Águas Claras', ambas de Ana Luiza Mariz.

A obra de Berg remete à ideia de uma cortina, onde as pessoas podem imaginar o que há por trás dela. A arquitetura faz parte de uma série do seu acervo, que conta com alguns modelos de janelas. Para criar a obra, o artista utilizou uma armação de ferro suspensa e cortes de madeira folhados para fazer a cortina.

As obras premiadas foram compradas e farão parte do acervo de arte da Prefeitura de Santo André. No entanto, todas as obras são importantes e terão destaque no salão, destaca a curadora de arte da Prefeitura, Flávia Dotto.

Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto - Hoje, a partir das 19h. No Salão de Exposição do Teatro Municipal - Praça 4º Centenário. Tel.: 4433-0725. Ter. a s áb., das 13h às 17h e das 18h às 21h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;