Esportes Titulo Stock Car
Pilotos se unem para exigir mudanças em Interlagos
05/04/2011 | 07:15
Compartilhar notícia


O acidente de Gustavo Sondermann inflamou ainda mais os ânimos dos pilotos da Stock Car, que pedem há algum tempo providências da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) para reforçar a segurança.

Thiago Camilo, o líder do campeonato, se manifestou de forma contundente via Twitter. Segundo ele, está sendo criada uma comissão de pilotos que atuará com firmeza. Em entrevista ao site Tazio, ele foi enfático. "No que diz respeito às regras e ao esporte, ou vai ser do nosso jeito ou não vai ser."

Cacá Bueno, três vezes campeão da Stock Car, afirma que o diretor da prova de Interlagos, Sérgio Berti, deu uma declaração que repercutiu mal entre os pilotos, que exigiam mudanças no sistema de largada e nos pit stops. Eles estão sendo feitos sob safety car e com poucos mecânicos. Um mecânico foi inclusive atropelado na prova inaugural do campeonato, em Curitiba, há duas semanas. "Ele disse que as mudanças no automobilismo são feitas apenas depois dos acidentes. Isso é inaceitável. Sabemos que o automobilismo é um esporte de alto risco, mas devemos fazer tudo para reduzi-lo."

Não é de hoje que os pilotos solicitam mudanças na Curva do Café. Luciano Burti lembra que no fim de 2007, após o acidente que vitimou Rafael Sperafico, da Stock Light, alguns pilotos sugeriram mudanças, como a criação de uma área de escape. A resposta foi que a obra era inviável. Uma chicane antiga chegou a ser utilizada em 2008. Parte dos pilotos foi contrária a essa medida, que, segundo eles, não reduziu significativamente a velocidade naquele ponto.

Burti é a favor da chicane, mas opina que só uma área de escape é capaz de resolver o problema. "Há uma arquibancada ali, ela pode ser derrubada. O espaço necessário precisa ser encontrado porque a segurança é o mais importante. Talvez seja possível também trazer a curva um pouco mais para dentro, é uma área desnivelada, mas que pode ser trabalhada. Solução existe", disse. "Agora, a Prefeitura de São Paulo, administração do autódromo e promotores das categorias precisam se unir para esta mudança. Os exemplos de que ela é necessária estão aí."

Menos enfáticos, outros pilotos lamentaram a morte de Sondermann, como Rubens Barrichello. "Estou arrasado com a notícia. Meu coração está com sua família. Vou para a Malásia arrasadão", postou no Twitter.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;