Política Titulo Prioridades
No Consórcio, Marta Suplicy
recebe pauta de demandas

A ideia é criar agenda de curto e médio prazos para realização
de ações voltadas ao desenvolvimento econômico da região

Havolene Valinhos
Do Diário do Grande ABC
28/03/2011 | 07:55
Compartilhar notícia


Asenadora Marta Suplicy (PT) recebe das mãos dos setes prefeitos da região hoje, às 16h30, no Consórcio Municipal do Grande ABC, pauta de ações prioritárias definidas por eles no dia 14. A ideia é criar agenda de curto e médio prazos para realização de ações voltadas ao desenvolvimento econômico da região e ter ações conjuntas com os governos estadual e federal.

A senadora se colocou à disposição para debater os temas de primeira ordem no Senado Federal. Assim, a petista deve atuar como uma das pontes para trazer investimentos do governo federal. Outro facilitador para a vinda da senadora à região é o fato de o correligionárioMário Reali, prefeito de Diadema, ter assumido a presidência do Consórcio neste ano.

Na última reunião da entidade, os chefes dos Executivos discutiram pontos que precisam ser implantados na região. Um deles é a unificação de um bilhete eletrônico para o transporte intermunicipal. "Tem a criação do bilhete em São Bernardo, Diadema e Mauá. Precisaria integrar esse sistema e começar a desenhar a integração", comentou Reali.

Nesse sentido, Marta pode contribuir com a experiência dela na implantação do bilhete único na Capital paulista, quando foi prefeita.

Reali relatou também a necessidade de aumentar os investimentos no transporte coletivo. "O volume de viagens de carro hoje na região é maior do que o transporte coletivo. Os terminais de ônibus, nos horários de pico, estão insuportáveis", avaliou.

No início do mês, os sete prefeitos receberam o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e cobraram mais investimentos federais para o setor.

Reali entregou a pauta, em Brasília, ao ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira, no dia 24. Além de ter sido apresentada às bancadas de deputados estaduais e federais da região no dia 21.

 

CONVÊNIO

A Frente Parlamentar composta pelos sete presidentes de Câmaras do Grande ABC se reúne hoje com o presidente da Câmara de São Paulo, José Police Neto, para debater a respeito do convênio a ser formado pelos legislativos da região e o da Capital.

O presidente da Câmara de São Bernardo, Hiroyuki Minami, disse que a intenção do grupo é formar uma Frente Metropolitana. "Queremos nos juntar com a Câmara de São Paulo e de outras cidades para discutir a resolução de problemas." O parlamentar afirmou ainda que o projeto de Acordo de Cooperação Técnica, oferecido pelo parlamento paulistano, também será discutido no encontro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;