Setecidades Titulo Vila Sá
Lago sujo vira piscina e pesqueiro
Renan Fonseca
26/02/2011 | 07:26
Compartilhar notícia


Moradores da Vila Sá, em Santo André, transformaram pequeno lago represado na praça que abriga o Cesa (Centro Educacional de Santo André) em piscina e pesqueiro. A água da chuva acumulada no local se torna atrativo para insetos e descarte de lixo. A criançada aproveita das águas turvas do pequeno lago para matar o calor. Não existe fiscalização no local.

Até mesmo pneus e pedaços de isopor são vistos nos três poços d'água. Mesmo assim, é possível econtrar peixes. Nos fins de semana, a população se reúne para pescar no local, enquanto as crianças sedivertem na água suja. "Sempre venho aqui para distrair. Pego alguns peixinhos e levo para casa para colocar no aquário", disse a dona de casa Maria das Dores, 49 anos.

O aposentado João Serafim de Souza, 70, fala que há mais de cinco anos frequenta o local. "No passado, a Prefeitura limpava aqui. Retiravam de tudo, até móveis, de dentro da água", conta.

Os menores também improvisam varas para a pesca. Mas muitos preferem ficar dentro do lago.

Os pais se preocupam e, constantemente, uma mãe aparece gritando para o filho sair da pequena represa. "A gente fica preocupada, porque tem muita sujeira aqui. Já vi crianças que se machucaram com pedaços de madeira e ferro", exlpicou a também dona de casa Maria José Batista, 42. "Mas não tem jeito. Minha neta pede sempre para vir brincar aqui, e eu trago."

Todos os pescadores no entorno dos lagos falam que é possível pegar peixes grandes. Mas na ponta do anzol apenas pequenos alevinos são fisgados. "A gente tenta pescar alguma coisa grande aqui. Mas parece que o lixo tem matado os peixes. A Prefeitura podia limpar, pois muita gente gosta do lugar", comentou o aposentado Josias Olinto da Silva, 62 anos.

Ele afirma que devolve os peixes muito pequenos e prefere criar em casa os que consegue fisgar. "Tenho uma caixa d'água onde crio os peixinhos. Depois de alguns meses, eles ficam grandes e já dá para cozinhar."

O Semasa (Serviço de Saneamento Ambiental de Santo André) vai encaminhar equipe técnica na próxima semana para averiguar a drenagem do local e as causas do acúmulo de água.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;