Esportes Titulo Maratona Aquática
Baiano busca vaga para o Mundial em S.Bernardo
Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
28/01/2011 | 07:47
Compartilhar notícia


Terceiro colocado na Copa do Mundo de Maratona Aquática no ano passado, o brasileiro Allan do Carmo chega hoje a São Bernardo, onde no domingo, no Parque Estoril, disputa a Seletiva Nacional para defender o Brasil no próximo Mundial de Esportes Aquáticos (em Xangai, na China) e nos Jogos Pan-Americanos (em Guadalajara, México), competições realizadas no segundo semestre.

Confiante, Allan do Carmo exige a perfeição de seu desempenho, afinal treina desde novembro para a prova. "É uma competição decisiva, oportunidade única. Não se pode ter erros nem vacilos. É hora de bastante atenção e aproveitar a oportunidade. Estou bem preparado fisicamente, me sentindo muito bem dentro d'água e com grande expectativa."

Os treinamentos para a seletiva, segundo o atleta, não foram fáceis. "Comecei a me preparar em novembro. Desde então foram duas semanas nadando 100 quilômetros, outras 80 quilômetros e apenas essa última fazendo percurso menor, para descansar o corpo", avaliou.

Debutando na Represa Billings, ele também terá o desafio de superar águas desconhecidas. "Treino em piscina e também fiz alguns trabalhos no mar. A diferença principal é que água da represa é mais pesada do que do mar e sentimos a dificuldade. Com isso precisamos trabalhar mais a perna para garantir flutuabilidade. Mas estamos acostumados. No circuito brasileiro passamos por essa adversidade de mar, lagoa, represa...", contou.

Para não ter surpresas, amanhã Allan deve realizar trabalho de reconhecimento à Billings. "Sábado (amanhã) haverá uma prova que antecede a seletiva e estarei por lá para me adaptar, avaliar como é a represa, traçar estratégia e ver qual estilo utilizarei", afirmou.

Apesar do favoritismo, o maratonista aponta seus rivais. "O (Samuel) de Bona, o (Victor) Collonese e o (Victor) Simões são os principais adversário", disse Allan, que explica que chegar com o status de homem a ser batido não o atrapalha. "É uma responsabilidade boa. Sei o quanto estou treinando e que tenho capacidade. Não vou nadar só com o nome. Não é isso que vai trazer o resultado que eu quero. É preciso ter consciência para conseguir o resultado", concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;