Política Titulo Definição
PT busca união para garantir sucesso em 2012

Com cautela, diretórios de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra já iniciam discussão para escolher candidatos ao Paço

Cynthia Tavares
Especial para o Diário
23/01/2011 | 07:19
Compartilhar notícia


Os diretórios do PT em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra tentam se reestruturar para garantir união nas eleições de 2012. Os partidos amargaram derrotas no último pleito municipal, em 2008. O racha entre as lideranças locais é apontado como responsável pelas campanhas fracassadas.

O presidente da sigla em Ribeirão Pires, Antonio Carlos Pereira de Souza, o Carlão, admitiu que o trabalho do partido será diferente do que foi apresentado nas últimas eleições, quando a legenda não garantiu nenhuma cadeira no Legislativo. "A estratégia é do discurso afinado", afirmou.

Atualmente, o diretório conta com três pré-candidatos. Mário Nunes - que encabeçou a chapa petista no último pleito e perdeu para Clóvis Volpi (PV) -, a ex-prefeita Maria Inês de Almeida Soares e o próprio Carlão. "Não vamos ter prévia ou disputa interna. Discutiremos a melhor opção", declarou o presidente.

Para Maria Inês, o problema do PT na cidade vem desde 2004, quando o partido saiu derrotado após oito anos frente ao Paço. "Refazer o tecido de relacionamento leva tempo. Em 2008, isso ainda não estava completo, mas não estávamos desunidos", analisou.

Na sua avaliação, há pontos importantes que precisam ser corrigidos. A ex-prefeita considera que faltou diálogo com a população. "Naquele período (de 2004 a 2008), não houve disputa de projeto. O problema não era o Volpi, éramos nós mesmos", disse. Mas, agora, a situação é outra. "Estamos num momento de excelente unidade".

Embalado por isso e por um partido "mais maduro", Nunes espera que a escolha do novo nome seja tranquila. "Será construído ao longo do tempo. Precisamos retornar ao processo de 1997 (quando Maria Inês assumiu o Executivo pela primeira vez, sendo reeleita em 2000)" , relembrou.

Desde 2005 o PV domina a cidade. Volpi foi eleito em 2004 com 37% dos votos, quando o então candidato do PT, Jair Diniz, ficou com 20%, ocupando a terceira colocação. Já em 2008, o verde atingiu os 73% dos votos.

 

PREMATURA

A discussão em Rio Grande da Serra para quebrar a hegemonia de oito anos dos tucanos ainda está crua. O vereador Cláudio Manoel Melo, o Claudinho da Geladeira (PT), já se lançou como pré-candidato, mas a legenda pondera sobre a questão. "Temos que amadurecer. Também posso lançar meu nome e ir para a disputa interna", considerou Cleson Alves de Souza (PT), companheiro de Claudinho na de Câmara.

O presidente da sigla na cidade, Benedito Araújo, disse que não é momento para travar essa discussão. "Temos que nos reorganizar internamente. Estamos unidos para derrotar o PSDB", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;