Internacional Titulo Nos EUA
Republicana será 1ª mulher governadora de origem hispânica
Da AFP
31/12/2010 | 11:54
Compartilhar notícia


Susana Martinez, uma republicana que prometeu 'mão dura' contra a imigração ilegal, torna-se, neste sábado, a primeira mulher de origem hispânica dos Estados Unidos a ocupar o cargo de governadora do Novo México - um estado onde 45% da população tem raízes latino-americanas.

"Foi uma longa campanha, de 15 meses. Mas sem o apoio de minha família, de trabalhadores e amigos, não teria podido superar estes 15 meses. Agora, mais que nunca, vou precisar de seu apoio e orações", disse Martinez em mensagem horas antes da posse.

Como parte da política do movimento conservador Tea Party, "nossa prioridade será resolver as finanças do estado, cortando US$ 500 milhões em programas sociais; mas não tocaremos nem na educação nem no seguro saúde estatal (Medicare)", disse um porta-voz do futuro governo, Larry Larrañaga, representante republicano de Albuquerque na legislatura local.

Larrañaga suavizou as posições mais radicais em relação aos ilegais expressas por Martinez durante a campanha, explicando que "ela apoia uma reforma migratória e o sonho de todos os que desejam prosperar no país".

"Os grandes problemas da imigração ilegal têm que ser solucionados pelo Estado Federal, essa é a posição da governadora eleita", disse Larrañaga.

Martinez, de 51 anos, saiu vitoriosa, em novembro, nas eleições no estado de pouco mais de 2 milhões de pessoas, onde substituirá o democrata Bill Richardson, também de origem mexicana, mas com ampla carreira política que o levou a ocupar a secretaria de Energia dos Estados Unidos, tornando-se figura proeminente do Partido Democrata.

Martinez soma-se a novos rostos da liderança republicana, junto com Brian Sandoval, governador eleito de Nevada (oeste) e Marco Rubio, senador pela Flórida eleito para o Congresso nacional.

Seu discurso desse grupo é de mão dura em relação a Cuba, e de não à imigração ilegal. São católicos, mas defendem a reforma migratória desejada por cerca de 44 milhões de hispânicos.

Martinez presta juramento no cargo neste sábado, prometendo para logo "anular a lei que permite aos imigrantes ilegais obter licença para dirigir".

Apoiada pela estrela nacional do movimento conservador republicano, Sarah Palin, Martinez também prometeu negar o acesso à educação superior com recursos estatais aos filhos de imigrantes ilegais.

A governadora eleita é filha de imigrantes, nascida em El Paso (Texas), na fronteira com o México. É casada com Chuck Franco, subcomissário do Condado de Doña Ana no Novo México, e tem um enteado na marinha dos Estados Unidos.

Cedido pelo México em 1848, depois da guerra mexicano-americana, o Novo México é um dos estados com mais raízes latino-americanas do país e o primeiro a eleger um governador hispânico por voto popular (Ezequiel C. de Baca, em 1917) e um senador hispânico (o republicano Octaviano Ambrosio Larrazolo, em 1928).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;