Política Titulo Ocupação hoteleira
Brasília tem movimento atípico na virada do ano em função da posse de Dilma
Da Agência Brasil
31/12/2010 | 09:24
Compartilhar notícia


A hotelaria de Brasília terá uma movimentação atípica no mês nesta virada de ano. A expectativa é do presidente do Sindhobar (Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes) da capital, Clayton Machado. Segundo ele, a ocupação hoteleira já é o dobro da que costuma haver nesta época do ano. "Hoje temos 60% de ocupação já confirmada, historicamente essa taxa fica entre 25% e 30% nessa época do ano. Esperamos até amanhã chegar a 80%. Se ficarmos do jeito que está já estamos no lucro."

O aumento no número de visitantes está relacionado à posse da presidenta Dilma Rousseff e deve movimentar também o setor de alimentação e lazer. Segundo o presidente do Sindhobar, muitos bares e restaurantes, que costumam fechar nesta época por causa da baixa procura provocada pelas férias, irão abrir.

Ele lamenta, contudo, que a programação de fim de ano na capital não seja divulgada com antecedência. Segundo Machado, isso pode prejudicar o turismo.

Outro aspecto negativo é o serviço de corte da grama e coleta de lixo que está atrasado. A assessoria da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) informou que os gramados da Esplanada dos Ministérios já foram cortados e estão em ordem para o desfile em carro aberto da nova presidenta. No resto da cidade, contudo, o governo corre contra o tempo para dar conta do mato que, em alguns locais, chega à cintura de uma pessoa adulta. O serviço foi prejudicado pela greve dos empregados, que durou 17 dias.

Quanto à coleta de lixo, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) admite que houve um acúmulo provocado pela troca das empresas que fazem o serviço. De acordo com nota publicada em sua página na internet, a empresa esclarece que uma disputa entre as empresas que faziam a coleta e a nova companhia que ganhou a licitação causou o problema. Apesar disso, o SLU garante que o serviço já foi normalizado. A assessoria do SLU não foi localizada para informar como deverá funcionar o esquema de limpeza da Esplanada, entre a festa da virada e a posse de Dilma Rousseff, que deverá começar às 14h do dia 1º.

Já a parte de segurança está sendo comandada pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. As informações sobre o número de seguranças envolvidos não foi divulgada, mas as Forçar Armadas treinaram 1,3 mil homens para atuarem na cerimônia de posse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;