Economia Titulo Energia elétrica
Nova estrutura tarifária pode ajudar consumidor
22/12/2010 | 07:13
Compartilhar notícia


A nova estrutura tarifária que está sendo proposta pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) permitirá o uso racional da energia pelos consumidores, que poderão economizar na hora de pagar a conta de luz. A afirmação é de Nelson Hubner, diretor-geral da Aneel.

Ele explicou que, com a implementação das bandeiras tarifárias, o consumidor saberá se a energia que ele está recebendo em sua casa está mais cara ou mais barata em função da abundância ou falta de chuvas.

"As bandeiras darão um sinal adequado para o consumidor usar racionalmente a energia, pois ele saberá que a energia está mais cara", disse. Hoje, o impacto da falta de chuvas e da necessidade do acionamento de térmicas, por exemplo, só é sentido pelo consumidor na época do reajuste da tarifa.

Segundo Hubner, a implementação de tarifas diferenciadas ao longo do dia é necessária porque o modelo atual, que cobra uma tarifa única, independente do horário de consumo da energia elétrica, está "equivocado".

Ele explicou que a diferença de preço entre a tarifa do horário de pico de consumo e os outros períodos do dia pode chegar a 20 vezes.

A mudança, segundo Hubner, será implementada de forma conjunta com a troca dos equipamentos por medidores inteligentes ou smart grid, tema que também será alvo de audiência pública na Aneel.

PREVISÃO - O presidente da Eletrobras, José Antonio Muniz Lopes, estimou ontem que o consumo de energia deverá dobrar nos próximos dez anos, em reflexo do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) na casa dos 7% por ano. "Esse é um problema bom. Nas nossas distribuidoras, já estamos vivendo isto", disse o executivo, destacando que em algumas regiões este crescimento tem se extrapolado. O consumo no Piauí cresceu cerca de 20% em 2010; no Maranhão, 12%; e, em Porto Velho (RO) chegou a crescer 50% em dois anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;