Esportes Titulo Atletismo
Técnico de Isinbayeva repassa talento para atletas brasileiros
Bianca Daga
Do Diário do Grande ABC
25/11/2010 | 07:30
Compartilhar notícia


Pela oitava vez, atletas brasileiros poderão desfrutar da competência de Vitaly Petrov, técnico da recordista mundial de salto com vara, Yelena Isinbayeva. O ucraniano chegou ao Brasil na terça-feira e ontem iniciou os treinamentos que realizará até domingo com esportistas no Grande ABC, intercâmbio promovido desde 2001 e atualmente financiado pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo).

A atividade foi realizada em São Caetano, no Clube de Atletismo BM&FBovespa, que teve três atletas convocados para a clínica: Fabiana Murer, campeã mundial indoor e da Diamond League, Fábio Gomes dos Santos, recordista sul-americano, e Thiago Braz, medalha de prata nos Jogos da Juventude em Cingapura. No entanto, outros representantes do clube aproveitaram a presença do estrangeiro.

Segundo colocado no ranking adulto brasileiro, Augusto Dutra, de São Bernardo, também foi chamado para participar do treino porque assim como os atletas da cidade vizinha, foi pré-convocado para o Pan-Americano de Guadalajara, em 2011.

O trabalho desenvolvido a partir deste ano será voltado principalmente para formar atletas que possam disputar a Olimpíada de 2016, no Brasil. O ucraniano de poucas palavras foi sucinto ao ser questionado sobre a evolução dos atletas brasileiros.

"A avaliação é feita de acordo com os resultados. Então, podemos dizer que a Fabiana e o Thiago evoluíram porque conquistaram medalhas. O Fábio ainda precisa melhorar."

Por mais que as conquistar de Fabiana falem por si, a brasileira fez questão de elogiar o trabalho de Petrov. "Treino com ele desde 2001 e se não fossem suas orientações e correções, eu não estaria no nível em que estou hoje. Ele me ensinou técnicas e maneiras novas de saltar", destacou a atleta, que, além dos títulos conquistadoss em 2010, ainda bateu recordes sul-americanos em competições indoor e ao ar livre.

Elson Miranda, técnico de Fabiana, destacou a importância que o ‘pai' de Isinbayeva teve e tem em seu trabalho. "Desde que começamos esse intercâmbio, aprendi muito. Ele é o melhor técnico da história do salto com vara", opinou.

Durante os treinos ontem, Elson e Petrov trabalharam em conjunto. Gesticulando a todo instante para mostrar o jeito certo de pisar, segurar a vara e saltar, o ucraniano orientou Thiago Braz e mais uma vez elogiou o jovem. "Ele tem talento de sobra, mas vai ter de trabalhar duro e com o coração se quiser dar ao Brasil uma medalha em 2016", comentou.

Petrov tem experiências expressivas com revelações do salto com vara. Ele colaborou para os primeiros passos no caminho de sucesso de Serguei Bubka, que mesmo aposentado desde 2001 ainda detém o recorde mundial (6,15 m).

Bubka, aos 16 anos, saltava 4,80 m. O brasileiro Thiago, que hoje tem a mesma idade, já alcançou a marca de 5,10 m.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;