Política Titulo Em São Bernardo
Edinho Montemor deve presidir PSB de São Bernardo

Articulações para que popular-socialista voltasse para sigla e
conquistasse comando foram feitas pelo prefeito Luiz Marinho

Havolene Valinhos
Do Diário do Grande ABC
17/11/2010 | 07:39
Compartilhar notícia


O nome forte hoje para assumir o comando do PSB de São Bernardo é o de Edinho Montemor, que agora está no PPS. Isso porque as articulações para que o popular-socialista voltasse para a sigla e conquistasse o comando vêm sendo feitas pelo próprio prefeito da cidade, Luiz Marinho (PT).

Ele, que tem interesse de repaginar o PSB, atualmente com a segunda maior bancada no Legislativo são-bernardense, encontrará a legenda rachada. Dois passaram para o lado do governo: Pastor Ivanildo Santana e Vandir Mognon. Mas os outros três seguem resistentes na oposição: Sérgio Demarchi, Ary de Oliveira e Antonio Cabrera./CW

Edinho deixou o PSB em 2009 porque não concordou com a decisão da sigla de apoiar a candidatura a deputado federal do então presidente William Dib. "Dib dominava o partido. Me vi obrigado a sair. O PSB está no meu coração. À época falei com o presidente estadual do PSB Márcio França e coloquei que como primeiro suplente deveria ter preferência na legenda a deputado. Infelizmente não aconteceu. O Dib saiu e deixou do jeito que está."

Edinho aproveitou para falar como líder do PSB. "O PSB cresceu muito nessas eleições e precisa ser repaginado. Até para que os vereadores comecem a pensar na sucessão de 2012." E fez questão de enfatizar mais uma vez. "Meu coração é do PSB."

Nos corredores fala-se que a articulação de Marinho seria também forma de demonstrar distanciamento entre ele e Alex Manente, uma vez que levando aliados do deputado do PPS para seu lado deixaria o popular-socialista fragilizado. "Não falo com o Marinho desde o primeiro turno, pois estava envolvido na campanha do Alex, e Marinho nas dos candidatos do PT." Edinho comentou também sobre a situação no PPS. "Estou feliz no PPS. Mas saí do PSB contra minha vontade. Tenho profundo respeito pelo Alex e Otávio (Manente) que me acolheram."

Na disputa ao Paço de São Bernardo em 2008, o então socialista saiu como vice na chapa encabeçada por Orlando Morando (PSDB) - e defendida pelo então prefeito William Dib - contra Marinho. No meio da campanha, Edinho foi baleado, no momento em que deixava, antes do fim, um comício com jovens da militância do PSB e PSDB.

Após a derrota de Morando, Edinho passou logo para o lado do governo petista. O ex-socialista é presidente de honra do São Bernardo, que disputará a Primeira Divisão do Paulista.

 

SEM DIREÇÃO

O impasse é que a configuração atual do PSB de São Bernardo ainda traz resquícios de quando era chefiado pelo ex-prefeito William Dib, eleito deputado federal pelo PSDB. Ao trocar de partido, Dib deixou a legenda socialista desestruturada, segundo os que ficaram.

Também conta para a flagrante desorientação dos socialistas a vitória da petista Dilma Rousseff, uma vez que o PSB já fazia parte da base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e conseguiu garantir musculatura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;