Cultura & Lazer Titulo Teatro
Diálogos da atualidade
Marília Tiveron
Especial para o Diário
21/10/2010 | 07:14
Compartilhar notícia


Com a proposta de transpor obras literárias para o palco, a Cia Teatro X traz para Rio Grande da Serra o espetáculo A Propósito da Chuva que será encenado gratuitamente hoje, às 20h, no Teatro Manacá.

Adaptação de A Propósito da Neve Molhada, segunda parte do romance Memórias do Subsolo, escrito em 1864 pelo autor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881), a peça aborda a história de um homem que escolheu viver no subterrâneo. Ele relembra quando tinha 20 anos e encontrou a prostituta Liza (Fabíula Antonini), com a qual travou um diálogo sobre amor e generosidade.

"A conversa é uma brincadeira do escritor com os seres que quiseram se ausentar da vida comum. Apesar dos personagens terem escolhido essa vida, é uma crítica ao quanto estamos à mercê de um sistema que às vezes nos obriga a não participar de uma vida social quando você não entra no padrão cotidiano. Há pessoas que simplesmente não optaram por viver isoladas, mas são impostas a isso", opina o protagonista, o ator Rui Ricardo Diaz - o intérprete de Lula no filme de Fábio Barreto.

Considerado um dos fundadores do existencialismo - corrente filosófica que valoriza a liberdade individual e a subjetividade do ser humano -, Dostoiévski se inspira nessa linha de pensamento para fazer uma crítica ao sistema econômico atual por meio do diálogo entre o homem e a prostituta.

"Apesar de ter sido escrita no século 19, a obra é atemporal por ser tão revolucionária. Mostra como questões intrínsecas são deixadas de lado em nome de um mundo capitalista", afirma Diaz, que completa: "Estamos na época da depressão. Discutir isso nesse momento, colocando de forma agradável e fazendo público se questionar é o que mais me agrada no espetáculo".

PESQUISA
Desde 2008, Diaz e o diretor Paulo Fabiano desenvolvem um estudo para levar ao palco grandes obras da literatura. A Propósito da Chuva é a uma das adaptações da companhia, que já criou a Compaixão, inspirada na obra Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, e O Cobrador, de Rubem Fonseca, que reflete sobre a violência gerada pela pressão do consumo e do capital.

"Transpor literatura para o palco é sempre um risco porque há a comparação, além de estarmos lidando com um tema amplo e arriscado que é a condição humana. Apesar disso, a peça tem sido bem recebida pelo público. Por isso, costumamos fazer um bate-papo após a apresentação", conta Diaz.

A Propósito da Chuva - Teatro. Hoje, às 20h. No Teatro Manacá - Rua José Maria de Figueiredo, 491, Rio Grande da Serra. Tel.: 4821-9142. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;