Economia Titulo Condomínio
Custo de condomínio mantém média em São Paulo
Do Diário do Grande ABC
17/09/2010 | 07:31
Compartilhar notícia


O Ipevecon (Índice Periódico de Variação e Custos Condominiais), fornecido pela Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo), apontou elevação de 0,53% em julho.

A pequena variação demonstra equilíbrio no indicador, que vem se mantendo em patamar estável desde o início do ano, considerando-se os valores absolutos da média da cota condominial.

"É um cenário positivo, já que, em relação a 2009, o índice realmente se estabilizou em valores mais elevados, com variação de 8,58% nos últimos 12 meses, contra 5,79% do IGPM. Para agosto, não há previsão de aumento que cause impacto na variação do Ipevecon, demonstrando a tendência de equilíbrio", analisa Omar Anauate, diretor de condomínios da Aabic.

Em relação aos gastos condominiais, as variações com pessoal, encargos e benefícios (que, somadas, representam 54,07% das despesas condominiais) não foram significativas para a formação do índice, embora tenha sido observada elevação de 2,96% nos encargos sociais e 5,42% em benefícios.

CONSUMO
No que diz respeito aos itens relativos ao consumo, houve aumento de 3,26% no uso de água e 3,37% no de energia. Materiais de consumo representaram 18,56% e eventuais despesas, 5,12%, demonstrando significativo aumento percentual. "Contudo, em valores absolutos, esses aumentos acabaram sendo compensados pela variação de outros itens, mantendo a variação final do índice equilibrada", diz Anauate.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;