Economia Titulo Custo de vida
Etanol comanda a alta do custo de vida do paulistano
Da ABr
10/09/2010 | 07:13
Compartilhar notícia


O custo de vida no município de São Paulo teve alta de 0,25% em agosto, aumento de 0,11 ponto percentual em relação ao mês anterior, que apresentou elevação de 0,14%. Segundo o ICV (Índice do Custo de Vida) divulgado ontem pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o aumento no preço do etanol, de 7,74%, foi o maior responsável pela alta.

O preço médio do álcool em agosto contribuiu com 0,1 ponto percentual no cálculo no índice. O grupo transporte, impulsionado pela alta do etanol, teve participação de 0,13 ponto percentual na elevação de 0,25% do custo de vida. O grupo habitação foi responsável por 0,12 ponto percentual, com destaque para o aumento nos preços dos aluguéis e tarifas de luz.

Segundo a coordenadora de pesquisa, Cornélia Nogueira, a elevação do etanol era esperada, pois o atacado já havia apresentado alta no mês anterior. "Toda vez que há alta no preço do atacado, um mês depois a alta chega no varejo", afirmou. De acordo com ela, como o atacado continua em alta, provavelmente o preço ao consumidor do combustível continuará subindo no próximo mês.

No acumulado do ano, o ICV apresentou crescimento de 3,62%. Os grupos com taxas superiores a esse índice foram Saúde (5,62%), Educação e leitura (4,93%) e Habitação (4,46%). A taxa do grupo Educação e leitura foi registrada apenas no início do ano, quando as escolas costumam ajustar seus valores. Provavelmente, segundo o Dieese, não afetará a inflação no restante de 2010.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;