Economia Titulo Multa
Cade aplica maior multa da história por cartel
Da ABr
02/09/2010 | 07:10
Compartilhar notícia


O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), do Ministério da Justiça, aplicou ontem a maior multa da história do órgão. A empresa de gases industriais e medicinais White Martins foi multada em R$ 2,218 bilhões por formação de cartel.

O Cade pode aplicar penalidade de, no máximo, 30% do faturamento bruto da empresa condenada. Por ser reincidente - a White Martins havia sido condenada em processo anterior, pelo conselho, por conduta anticoncorrencial - a empresa foi condenada a multa correspondente a 50% de seu faturamento bruto.

Outras quatro companhias também foram punidas no mesmo processo. São elas a Indústria Brasileira de Gases, Aga, Air Products Brasil e Air Liquide Brasil. Levando em consideração o total da multa desse processo, o valor atinge cerca de R$ 3 bilhões.

De acordo com o Cade, o cartel funcionava por meio da divisão de clientes entre as empresas. Nas sedes das empresas investigadas, foram encontradas as regras de como a divisão era feita.

O Cade é a última instância de julgamento do processo administrativo. As empresas podem recorrer da multa na Justiça.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;