Política Titulo Barganha
Aidan usa liderança do governo para atrair aliados em Sto.André

Nome cotado para posto é o de Zé Ricardo, que aproximaria o PSB para o projeto de reeleição

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
14/12/2011 | 07:52
Compartilhar notícia


Visando a composição eleitoral em 2012, a administração Aidan Ravin (PTB) estuda alçar o nome do vereador José Ricardo (PSB) para ocupar a liderança do governo, substituindo o verde Donizeti Pereira (PV), detentor do posto em 2011. A troca da função teria como principal atributo atrair partido da base de sustentação como carta na manga, o que, na teoria, pode amarrá-lo para o arco de alianças dentro do projeto de reeleição petebista.

O quadro mais cotado para assumir o posto era do correligionário Ailton Lima, um dos mais enfáticos ao defender as ações do governo na Câmara. Mas ele frequentemente se envolve em discussões acaloradas com a oposição, representada pelo PT, cenário que, eventualmente, atrapalharia solidificar acordo de votação no Legislativo.

Sem rejeitar a função, a qual considera de visibilidade, Ailton aposta na conversa do Executivo para incentivar alinhamento político. Porém, segundo ele, um petebista neste momento não seria a melhor opção. "Na minha visão, seria importante buscar outra legenda para que seja contemplada. É um gesto de confiança, formando ligação que poderia ser estendida para se começar a fechar possível união."

O convite, segundo fontes internas do Paço, ainda não foi oficializado a José Ricardo, com quem Aidan possui bom trânsito. Entretanto, o prefeito está declinado a oferecer o espaço ao socialista, que caso aceite a responsabilidade iria participar ativamente dos interesses do governo.

O PSB de Santo André ainda não definiu o rumo que vai tomar no ano que vem. Apesar da aproximação com Aidan, a decisão da direção de São Paulo estraria disposta a alterar o caminho. A ligação do presidente estadual, Márcio França, com o governo Geraldo Alckmin (PSDB) contribuiria para a legenda seguir a empreitada tucana, que faz peregrinação por candidatura própria.

O plano B seria o nome de Sargento Juliano (PMDB) para a liderança do governo - com aval do Paço, assumiu no primeiro biênio (2009-2010) a presidência da Câmara.

Donizeti salientou que não teve a oportunidade de dialogar com o prefeito sobre a situação, que, para ele, vai ficar para janeiro. O verde avalia que é natural da sua parte entregar o posto para deixar Aidan à vontade na escolha. "Ano eleitoral é atípico. O PV ainda precisa decidir o que vai fazer em 2012, mas como acredito que a definição não sai antes de março, é provável que fique com outro partido."

Ricardo não retornou aos contatos da equipe do Diário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;